Detran-RJ deixa de cobrar baliza em prova prática para tirar carteira de motorista

O Detran do Rio de Janeiro vai eliminar a baliza da prova prática para retirar carteira de motorista. A informação foi confirmada nesta segunda-feira (2). De acordo com o órgão, a decisão é em cumprimento ao estabelecido no Manual Brasileiro de Exames de Direção Veicular.
O manual foi lançado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) no domingo (1º) e estabelece regras nacionais. Para a secretaria, o manual está mais alinhado à realidade do trânsito brasileiro (acesse aqui).
O órgão lembra que o exame de baliza “deixou de ser uma etapa obrigatória da prova prática” e que, de acordo com o manual, a “avaliação deixa de ser sobre uma manobra específica, feita em um espaço à parte e pouco representativa do dia a dia, e passa a observar o condutor em situação real de tráfego”.
Quatro estados brasileiros deixaram de exigir o teste de baliza durante a prova prática para a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Com o Rio, são cinco estados.
O tema parece novidade, mas já são 10 estados brasileiros que não exigem a baliza na prova prática. O Distrito Federal, por exemplo, deixou de aplicar o teste em 2004. Já no estado de Mato Grosso a baliza deixou de ser obrigatória em janeiro, mas a mudança ocorre de forma gradual até 10 de fevereiro.
O Detran-RJ não detalhou ainda quando vai deixar de ser obrigatório em todas as provas, mas disse que “em curtíssimo prazo” e que ainda nesta segunda já foi possível colocaram em vigor.


