Deputados petistas propõem ‘divisão solidária’ dos royalties do petróleo no Rio
Um “fundo solidário” para divisão dos royalties está sendo estudado pelos deputados federais Dimas Gadelha e Washington Quaquá, ambos do PT. A sugestão anunciada por eles, pelas redes sociais, prevê diminuir as desigualdades entre as cidades que recebem recursos da exploração do petróleo, informa a Coluna Extra, Exta.
Eles prometem apresentar um projeto de lei para permitir que os municípios que mais arrecadam possam fazer a partilha com aqueles de menor renda per capita.
Isso beneficiaria cidades como São Gonçalo, que atualmente tem renda per capta de aproximadamente R$ 1.800. A cidade recebeu, no ano passado, mais de R$ 219 milhões de royalties, mas o uso dos recursos virou um processo que foi parar no Ministério Público.
O deputado Dimas Gadelha é o nome do Partido dos Trabalhadores para a eleição municipal em São Gonçalo em 2024. A ação coordenada com Washington Quaquá — que vai disputar a prefeitura de Maricá — faz parte do plano para conquistar o “corredor petista” na Região Metropolitana do Rio.
A ambição dos vermelhinhos é conquistar a administração do executivo de Maricá, Niterói, Itaboraí e São Gonçalo. Neste último, a estratégia de Gadelha tem sido as críticas aos critérios utilizados pelo prefeito Capitão Nelson (PL) para os gastos na cidade.
