Datafolha: 57% dos moradores do Rio veem sucesso em megaoperação contra o CV

Uma pesquisa do Datafolha mostrou que 57% dos moradores do Rio de Janeiro concordam, total ou parcialmente, com a afirmação do governador Cláudio Castro (PL) de que a megaoperação contra o Comando Vermelho foi um sucesso. Os dados foram publicados neste sábado (1º) pela Folha de S.Paulo.
O levantamento ouviu 626 eleitores por telefone entre quinta-feira (30) e sexta-feira (31). A margem de erro é de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos.
Segundo o instituto, 38% disseram concordar totalmente com Castro, enquanto 18% concordam em parte — no arredondamento das casas decimais, 57% consideraram que a operação teve sucesso.
Por outro lado, 27% rejeitam totalmente a fala do governador e 12% discordam em parte. Outros 3% afirmaram não concordar nem discordar, e 2% não souberam responder.
Por outro lado, 27% disseram discordar totalmente da ação, enquanto 12% discordam em parte. Outros 3% não se posicionaram, e 2% não souberam responder.
Você concorda com Cláudio Castro que a operação foi um sucesso?
- Concorda totalmente: 38%
- Concorda em parte: 18%
- Discorda totalmente: 27%
- Discorda em parte: 12%
- Não concorda nem discorda: 3%
- Não sabe: 2%
A pesquisa também aponta que a operação teve maior aprovação entre os homens (68%) e maior rejeição entre pessoas com renda de 5 a 10 salários mínimos (49%) e jovens de 16 a 24 anos (59%).
A operação
A operação no Rio foi desencadeada na terça-feira (28), nos complexos do Alemão e da Penha, e mirou alvos do CV. Ao todo, 121 pessoas morreram, incluindo quatro policiais. A operação foi a mais letal da história do estado.
A ação foi mais uma etapa da Operação Contenção, iniciativa permanente do governo do estado para combater o avanço do Comando Vermelho por territórios fluminenses.
Pelo menos 2,5 mil agentes das forças de segurança do Rio de Janeiro foram mobilizados para cumprir 100 mandados de prisão.
Na chegada das equipes, ainda no fim da madrugada desta terça-feira, traficantes reagiram com tiros e ergueram barricadas em chamas. Um vídeo mostra quase 200 disparos em um minuto, em meio a colunas de fumaça.
A Polícia Civil informou ainda que criminosos lançaram explosivos com drones. Outros fugiram em fila indiana pela parte alta da comunidade, em uma cena semelhante à fuga de 2010, durante a ocupação do Alemão.
Além disso, criminosos usaram veículos como barricadas para fechar diversas vias do Rio em retaliação à megaoperação.
Com informações do G1.


