Creche Sebastião Tavares Campista dobra capacidade de atendimento após ampliação

O prefeito em exercício, Frederico Paes, inaugurou, nesta segunda-feira (24), as obras de ampliação da Creche Escola Sebastião Tavares Campista, no Turfe Clube, ao lado da secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Tânia Alberto. O investimento abriu mais cerca de 60 vagas na unidade, dobrando a capacidade de atendimento, e passando a beneficiar 124 alunos da educação infantil. Mesmo de férias, o prefeito licenciado de Campos, Wladimir Garotinho, prestigiou a cerimônia.
No local, a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia construiu, por meio de estrutura modular, mais três salas de aula de 30 m² cada e dois banheiros acessíveis para pessoas com deficiência. Na ocasião, a secretária também entregou o kit de Primeiros Socorros para a Creche, e afirmou que todas as unidades escolares receberão o material.
A ação tem o objetivo de ampliar a capacidade de resposta imediata a pequenos acidentes e fortalecer a segurança no cotidiano escolar, permitindo atendimento inicial em situações de urgência e contribuindo para a prevenção de agravos. O kit contém curativos, gazes, esparadrapos, luvas descartáveis, termômetro clínico e equipamento para aferição de pressão arterial, além de instrumentos para pequenas intervenções de primeiros socorros e solução salina para limpeza.
“Faço um agradecimento muito especial a toda a Secretaria de Educação, aqui na figura da secretária Tânia e da diretora adjunta, Vívian. Obrigado por toda dedicação e carinho com as nossas crianças. A gente tem muita confiança em vocês, delegamos as vidas de nossos alunos nas mãos de vocês. E agora, nós estamos dobrando a capacidade de atendimento desta unidade. Terminando essa primeira etapa de ampliação, já vamos realizar um novo estudo para continuarmos ampliando outras unidades. Já há outras em ampliação e em construção, como é o caso da antiga Combem, no Parque Guarus, onde tínhamos a creche Heloísa Monteiro da Paixão, uma escola fechada e outra muito pequenininha, a Áurea Simão. A gente está construindo um prédio só, para concentrar tudo, com dois andares e quadra poliesportiva. No Parque Aldeia, em breve vamos reformar a Creche, que já está em fase de licitação. Nossa rede é muito grande. Em Recife, por exemplo, tem 4 milhões de habitantes com 18 mil crianças em creches municipais, enquanto aqui, em Campos, temos pouco mais de 500 mil habitantes, com a mesma quantidade de alunos em creches públicas”, explicou Wladimir.
O prefeito em exercício declarou que o trabalho realizado pela Seduct é altamente capacitado e técnico. “A educação do nosso município era tratada com desleixo até 2020, ao ponto de nem ter nota no IDEB. Mas hoje a gente tem orgulho de estar cada dia evoluindo mais. Temos muita satisfação de estarmos dobrando a capacidade de vagas desta creche. Fazendo nossa parte aqui, em Campos, tenho certeza de que vamos ajudar a construir um Brasil melhor, um estado melhor, uma região melhor, um bairro melhor e uma vida melhor para nossa população, a partir da educação. Países como Coreia e Finlândia mudaram suas histórias a partir da Educação. É nisso que acreditamos”, disse.
Tânia explicou que todo o planejamento feito pela Secretaria de Educação direciona as novas construções e ampliações para onde há a necessidade real de vagas. “Essas ampliações representam uma decisão de proteger a infância ao mesmo tempo em que a gente prepara o ensino fundamental de qualidade, porque é exatamente aqui, quando a gente vê cada um desses pequenos desenvolver as habilidades necessárias para terem uma boa alfabetização, que a gente vai encontrar lá na frente uma condição de melhorar o processo de alfabetizar. Ampliar o número de vagas é um dever público, que visa garantir essa rede de proteção social para os pequenos até os 6 anos de idade”, destacou Tânia.
Também participaram do evento, o secretário da Casa Civil, Suledil Bernardino; presidente da Câmara Municipal, Fred Rangel, vereadores, secretários municipais, funcionários da creche e representantes dos alunos.
“Essa unidade leva o nome de um grande advogado que nossa cidade teve: Sebastião Tavares Campista, cujo filho dele – Sebastião Tavares Campista Filho – está aqui representando a família. Ele é servidor de carreira da Prefeitura, lotado atualmente na Procuradoria de Campos, a quem agradecemos pela presença. Essa é mais uma missão cumprida do governo Wladimir Garotinho/Frederico Paes. Há poucos dias entregamos a ampliação no bairro da Penha. A meta é entregar 3 mil novas vagas de creche em Campos. Parabenizo à secretária Tânia, pois vem acelerando o investimento na educação em creches, e vem ajudando a Prefeitura a fazer uma Campos melhor”, disse Suledil.
A diretora adjunta da Creche, Vívian Helen, acrescentou que a busca por vagas na unidade é a prova da confiança que a comunidade deposita no trabalho dos funcionários. “Mas a cada não que tínhamos que dar a uma família por falta de espaço, sentíamos um aperto no peito, sabendo que o sonho de uma mãe ou de um pai estava sendo adiado. Agora vamos garantir que mais pais e mães possam ter a tranquilidade de trabalhar e buscar o sustento de suas casas, sabendo que seus filhos estarão em segurança e sendo bem cuidados. Em nome de todos os pais, mães e avós que agora terão seus filhos e netos atendidos, e em nome de toda equipe que se sente valorizada, por ter um espaço mais adequado para trabalhar, eu lhe digo: muito obrigada. Obrigada por investir na primeira infância, por investir no futuro e por transformar a Creche Escola Sebastião Tavares Campista em uma referência de acolhimento e ensino. Esta nova estrutura será cuidada com o mesmo amor e dedicação que dedicamos a cada criança”, afirmou.
Moradora no bairro, Manuela Abreu disse que a ampliação das creches de Campos representa um grande avanço para a educação pública. “Acredito que essa medida vai ajudar a desenvolver a cidade como um todo, porque teremos mais crianças sendo estimuladas e aprendendo mais. E essas crianças serão o futuro da nossa cidade”, comentou.
Secom*



