12/12/2025
Campos

Connex-E reúne produtores de petróleo para debater futuro da Bacia de Campos

with 241962 Easy Resize.com

Com o tema “Conectando Energia, Desenvolvimento e Territórios”, o Connex-E 2025 foi realizado nesta sexta-feira (12), no Instituto Federal Fluminense (IFF) campus Centro. Promovido pela Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro), o evento contou com quatro painéis que debateram o futuro dos produtores de petróleo e o desenvolvimento econômico regional, e reuniu políticos, representantes municipais e estaduais, e de entidades do setor produtivo.

O vice-presidente da Ompetro e prefeito de Carapebus, Bernard Tavares, representou o presidente da Organização, o prefeito Wladimir Garotinho.

“É um evento de suma importância para discutirmos soluções para o nosso futuro. O grande foco aqui é discutirmos mecanismos de revitalização e melhor exploração dos campos na Bacia de Campos, que no passado era responsável por 86% da produção nacional de petróleo, mas que atualmente corresponde a 20%. São campos que têm 50 anos, com um prognóstico de exploração de pelo menos mais 30 ou 40 anos, mas que nós sabemos que podem produzir mais do que produzem atualmente, desde que haja uma revitalização, seja com recurso público da Petrobras ou com recurso privado. Então, o objetivo do Connex-E é discutirmos essa, entre outras temáticas”, disse Bernard.

Secretário executivo da Ompetro e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Energia e Inovação de Campos, Marcelo Neves explicou que o objetivo do Connex-E é aproximar a sociedade do debate do desenvolvimento da Bacia de Campos.

“Estamos na segunda edição do Connex-E, que é um evento voltado a toda parte da energia. Quando a gente fala energia, a gente fala petróleo, gás e energia. É um evento que tem uma importância regional, visto que a Ompetro é uma organização que hoje congrega 13 municípios e está em franca expansão. O objetivo da Ompetro é se tornar uma organização nacional em defesa dos direitos dos municípios produtores. E um evento como esse visa justamente trazer para perto da comunidade, para perto da sociedade, para estar discutindo o desenvolvimento da Bacia de Campos, que está em fase de amadurecimento, mas que ainda tem muito o que produzir. E para isso nós precisamos de investimentos, tanto da Petrobras quanto das empresas privadas, e a Ompetro está justamente aqui para se aproximar das empresas”, comentou.

Na abertura do evento, o deputado federal Julio Lopes destacou a importância da perpetuidade do petróleo. “É uma enorme alegria estar aqui em Campos mais uma vez. Sobre a minha visão a respeito da transição energética e do petróleo, o que eu quero dizer é que eu acredito muito na continuidade, na perpetuidade do petróleo enquanto um ativo da maior importância para o Brasil e para o mundo. É assim que a gente deve lidar com ele, é assim que a gente deve trabalhar, mesmo em termos de sustentabilidade”, comentou.

O deputado federal Caio Vianna também compôs a mesa de abertura do evento. “Eu acho que Campos tem uma diversificação muito grande da sua capacidade de produção energética, então, isso é fundamental para que a gente atraia investimento, para que o setor produtivo esteja aqui presente e a gente possa dinamizar ainda mais a nossa economia, para que Campos volte de novo a estar figurando como uma grande produtora de energia do nosso país, como já foi um dia. A gente precisa revitalizar, repensar como que a gente se reposiciona diante dos avanços no mercado, das novas descobertas”, afirmou.

Também participaram da mesa de abertura o prefeito de Casimiro de Abreu e tesoureiro da Ompetro, Ramon Gidalte; o presidente da Firjan-NF, Francisco Roberto de Siqueira; o presidente do Refina Brasil, Evaristo Pinheiro; o presidente da Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Petróleo e Gás, Márcio Félix; o CEO do Instituto Brasileiro de Petróleo (IBP), Roberto Ardenghy; os procuradores do Estado, Gustavo Amaral e Paulo Henrique Manier; o subsecretário adjunto de Economia do Mar, Marcelo Alexandre Felipe; e o reitor do IFF, Victor Saraiva.

Ao longo do dia, os quatro painéis abordaram os seguintes temas: “O Futuro da Bacia de Campos”; “Royalties 4.0: novos caminhos para os municípios produtores”; “Economia Azul: o Mar como Fronteira de Inovação e Negócios”; e “Novas energias expandem a economia do Rio”.

Outro destaque do evento foi a Rodada de Negócios Connex-E, realizada em parceria com Sebrae, Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Porto do Açu e Rede Petro-BC, que conectou pequenos negócios a grandes empresas do setor energético e de infraestrutura, ampliando oportunidades de fornecimento, inovação e geração de emprego.

Secom*

Blog do Ralfe Reis - Conteúdo exclusivo e credibilidade
Anuncie AQUI - Tribuna NF - Seu jornal online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *