16/05/2025
Campos

Confira o resultado preliminar do Processo Seletivo para contratação de cuidadores em Campos

Prefeitura de Campos

A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) publicou o resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado para contratação temporária de cuidadores, para atuarem na Educação Especial Inclusiva, com a relação dos candidatos aprovados e desclassificados. A portaria Seduct nº 051/2025 está na edição suplementar do Diário Oficial do município dessa quinta-feira (15) (AQUI) e também no Portal do Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE) (AQUI).

Ao todo, foram disponibilizadas 400 vagas na rede municipal de Educação, com salário de R$ 1.586,88. O processo visa ao cumprimento da política municipal de atendimento à educação especial, na perspectiva da educação inclusiva e foi realizado por meio de prova de títulos e experiência profissional.

A análise documental dos candidatos foi feita entre 30 de abril e 9 de maio. No dia 23 de maio, vai acontecer a publicação do resultado final homologado e primeira convocação dos candidatos. A validade do processo é de 12 meses, podendo ser prorrogada por mais 12 meses, como afirmou o secretário de Educação, Marcelo Feres.

“A lei nº 9.145, de 5 de maio de 2022, que institui a Política Municipal de Atendimento para Educação Especial Inclusiva em Campos, foi sancionada pelo prefeito Wladimir Garotinho com o objetivo de assegurar o acesso, a permanência, a participação plena e a aprendizagem de bebês, crianças, adolescentes, jovens e adultos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento (TGD) e altas habilidades ou superdotação nas unidades escolares da rede municipal. Por meio dela, foi possível a realização desse processo seletivo para cuidadores e também para mediadores”, explicou Marcelo.

O papel do cuidador é oferecer suporte aos educandos, público-alvo da Educação Especial Inclusiva, que não tenham autonomia para as atividades de alimentação, higiene e locomoção; acompanhar e auxiliar o aluno nas atividades rotineiras, cuidando para que ele tenha suas necessidades básicas (fisiológicas, higiene e afetivas) satisfeitas, sempre que necessário; atuar como elo entre o aluno, a família e a equipe escolar; comunicar a equipe da unidade educacional sobre quaisquer alterações de comportamento do aluno; acompanhar o aluno na hora do intervalo e no seu embarque e desembarque do transporte; cumprir os dias letivos e horas-aula estabelecidos; pesquisar, selecionar e estudar assuntos específicos de sua área de trabalho, executar, na ausência do(s) estudante(s), outras tarefas solicitadas pela equipe de Gestão Escolar, compatíveis com a natureza da função.

Secom*

Blog do Ralfe Reis - Conteúdo exclusivo e credibilidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *