15/08/2025
Campos

Comerciantes apresentam pratos do 13º Festival de Petisco de Farol

Falta menos de um mês para o 13° Festival de Petisco de Farol de São Thomé, que vai acontecer em dois fins de semana de setembro, nos dias 5, 6 e 7 e retorna nos dias 12,13 e 14. O evento vai acontecer na área da Marinha, e será realizado pela Associação de Hoteleiros e Comerciantes de Farol de São Thomé (ASHCOM) com apoio da Prefeitura de Campos, por meio de várias secretarias. A programação compreende cerca de 50 pratos, com preço único de R$ 30. Na programação musical tem a dupla nacional Thaeme & Thiago.

O festival movimenta restaurantes e pousadas da única praia campista. Segundo o presidente da ASHCOM, Arthur Caetano, o evento reúne em média 15 estabelecimentos participantes, entre restaurantes, docerias, pousadas e produtores de bebidas artesanais. A expectativa é gerar 600 empregos diretos, movimentando aproximadamente R$ 2 milhões em apenas duas semanas.

“O festival movimenta toda a cadeia produtiva: pousadas, hotéis, restaurantes, peixarias, pescadores, comércio em geral. É muito importante para nós e esperado pelo público. Já são 13 anos de muita tradição e expectativa”, destacou Arthur.

Uma das razões para o sucesso do evento é a sua realização em dois finais de semana, o que permite que quem não puder comparecer em uma data, tenha a oportunidade de ir na outra. Cada restaurante vai fazer quatro pratos, três deles à base de frutos do mar. Para os comerciantes o evento é o ponto alto da baixa temporada.

“É uma expectativa muito boa. Todo mundo fica na ansiedade, esperando o festival, que sempre dá certo. Este ano vou apresentar nossas especialidades, como o filé de cação ao molho de pimenta, o risoto de camarão, o canelone com molho de camarão e o filé de frango com molho branco. É uma gastronomia excelente em dois finais de semana seguidos. Manter essa tradição de camarão e frutos do mar é o que nos identifica”, explica Maria Vânia Ferreira.

Para a secretária de Turismo, Patrícia Cordeiro, o festival já é um evento importante no calendário cultural e turístico da cidade. “Para mim, é muito especial, pois estive presente no primeiro festival e vi como amadureceu ao longo dos anos. Hoje é um evento profissional, com relevância até fora do estado, atraindo turistas de outras regiões. É emocionante ver como os comerciantes entenderam a importância dessa ação para toda a cadeia produtiva do turismo. O Festival de Petisco consegue criar um clima de alta temporada em pleno inverno, fortalecendo a economia e valorizando nossa única praia”, afirma a secretária.

Secom*

Blog do Ralfe Reis - Conteúdo exclusivo e credibilidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *