Cláudio Castro anuncia aumento no RAS de policiais militares do Rio de Janeiro

A remuneração paga pelo Regime Adicional de Serviço (RAS) de policiais militares do Rio vai ter um aumento de 36%. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (14) pelo governador Cláudio Castro (PL) em postagem nas redes sociais. Além do reajuste, ele e o secretário da Polícia Militar, coronel Marcelo Menezes, também anunciaram a criação do RAS 24h na corporação, para remunerar agentes que precisarem ficar em regime de prontidão.
O reajuste é uma cobrança antiga da corporação. O regime não tinha aumento no valor desde 2019. Segundo Castro, ele e a corporação planejam diminuir o volume de RAS realizados por agentes ao longo do mês. A ideia com isso é aumentar o valor pago pelo tempo em serviço sem aumentar o gasto do governo estadual.
Com mudanças, RAS passa a ter novas quatro categorias
Já o novo plano do regime adicional anunciado pretende atender policiais que precisem ficar de prontidão por questões de emergência ou de situações pontuais que demandem maior tempo de trabalho.
Segundo o coronel Menezes, as mudanças trazem quatro novas categorias ao RAS: Oficiais Superiores; de Tenentes e Capitães; de Subtenentes e Sargentos; e a de Cabos e Soldados. O novo valor já passa a valer a partir de dezembro – o que afeta, portanto, os pagamentos de janeiro.
No início da semana, o governador já havia anunciado um reajuste de cerca de 166% no auxílio alimentação para agentes da Polícia Militar. O valor do benefício era o mesmo há cerca de 20 anos e passou de R$ 162,60 para R$ 433,80.
Com informações do site Tempo Real.


