Caso Ceperj: TSE julga, na próxima terça-feira (4), o governador Cláudio Castro e o presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) marcou para a próxima terça-feira (4), o julgamento do caso Ceperj, que pode tornar inelegíveis o governador Cláudio Castro (PL), e o presidente da Assembleia Legislativa (Alerj), Rodrigo Bacellar (União Brasil). As informações são do jornal “O Globo”.
Castro e Bacellar são alvos de duas ações que apuram abuso de poder político e econômico em 2022. Eles negam as acusações, e foram absolvidos pela Justiça Eleitoral no Rio. O Ministério Público Eleitoral, no entanto, recorreu, e o processo foi parar no TSE.
O processo é relatado pela ministra Isabel Gallotti. Além dela, participam do julgamento a presidente da Corte, Cármen Lúcia, e os ministros Nunes Marques, André Mendonça, Antonio Carlos Ferreira, Floriano de Azevedo Marques e Estela Aranha.
Relembre o caso Ceperj
O escândalo da Fundação Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro (Ceperj) começou com a descoberta da contratação, sem transparência, de milhares de pessoas para projetos em parceria com órgãos estaduais.
O pagamento dessa mão de obra ocorria, em sua maioria, por meio de saques de dinheiro em espécie, na “boca do caixa”, que só nos primeiros meses de 2022 totalizaram quase R$ 226,5 milhões.
A suspeita é que os contratados pelo Ceperj serviram como cabos eleitorais.
Com informações O Globo/Tempo Real


