Cachorro Scooby baleado em megaoperação no Rio recebe alta

O cachorro Scooby, da raça cani corso, recebeu alta do Hospital Veterinário Municipal São Francisco de Assis, na Zona Norte do Rio de Janeiro, após ser baleado durante a megaoperação policial nos complexos do Alemão e da Penha, no dia 28 de outubro.
De acordo com o tutor, Hélio Fernando de Abreu da Silva, o animal, de 7 anos, estava no terraço da casa da família, em Olaria, próximo à Vila Cruzeiro, quando o tiroteio começou.
“Provavelmente, ele estava deitado na hora do disparo. O tiro veio da mata perto da minha casa. Nós ouvimos o cachorro gritar. Minha esposa começou a chorar: ‘Pegaram meu negão!’. E nós nem podíamos subir para socorrê-lo, porque era muito tiro. E botaram fogo na barricada. Não dava para sair. Só 1 hora depois, quando deu uma trégua, é que eu pude pedir ajuda a um amigo para socorrê-lo”, contou Hélio.
Segundo o tutor, Scooby foi atingido na lombar e passou por cirurgia para retirada da bala. O animal está em recuperação em casa.
O secretário municipal de Proteção e Defesa dos Animais, Luiz Ramos Filho, informou que 7 animais haviam sido atendidos em hospitais municipais vítimas de tiros somente em outubro. “É muito triste que até os animais indefesos sejam vítimas da violência”, lamentou o secretário.
Por causa do aumento no número de casos, a Secretaria de Proteção e Defesa dos Animais criou um protocolo para o atendimento de animais baleados. “Todos os casos de pacientes baleados agora são contabilizados, registrados e encaminhados à polícia, para que seja aberta uma investigação”, explicou Luiz Ramos Filho.
Fonte: G1


