24/05/2026
Política

Investigação sobre suposta corrupção eleitoral em São João da Barra é ampliada

Prefeitura de São João da Barra
Blog do Ralfe Reis - Conteúdo exclusivo com Credibilidade

A investigação que tramita no Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) contra a atual prefeita de São João da Barra, Carla Caputi, entrou no mais alto grau de sigilo, conforme noticiado pelo blog em fevereiro.

O blog apurou que uma nova figura foi inserida no bojo das investigações. A pessoa é identificada pelas iniciais C.M.M.D.S, que pode ser uma parlamentar estadual.

Conforme revelado com exclusividade pelo jornal online Tribuna NF em novembro de 2024, o TRE-RJ instaurou inquérito criminal para investigar a prefeita para apurar suposta prática dos crimes previstos nos artigos 299 e 300, ambos do Código Eleitoral. À época, o procedimento foi aberto pela Corte Regional pelo fato da prefeita possuir foro por prerrogativa de função, também chamado de foro privilegiado.

Tribuna NF trouxe em diversas oportunidades as informações sobre o andamento da referida investigação disponíveis ao acesso público.

No último dia 9 de fevereiro, o Blog do Ralfe Reis revelou que o atual relator do caso, desembargador Bruno Bodart, voltou a cobrar da Polícia Federal o cumprimento de diligências que estavam pendentes.

Após a nota, o caso entrou em sigilo absolto, não sendo mais possível a consulta processual, nem mesmo os andamentos.

Segundo o MP Eleitoral, “noticiantes relataram que a atual Prefeita do Município de São João da Barra/RJ, Karla Chagas Maia, teria distribuindo benefícios pecuniários para remunerar e coagir eleitores a votarem em determinados candidatos de sua base aliada”.

Na decisão de abertura do inquérito, o então desembargador relator do caso deixou claro “que instauração de inquérito não retrata a formulação de juízo quanto à procedência ou improcedência dos indícios de autoria ou materialidade, constituindo-se como ato meramente formal, apto a viabilizar o trâmite regular das investigações.”

O caso tramita desde 2024, mas sem nenhum desdobramento que se tenha conhecimento público, reforçando o sentimento de impunidade em São João da Barra.

Em tempo: o espaço segue aberto caso a prefeita queira se pronunciar, conforme já oportunizado nas matérias anteriores.

Investigação contra prefeita de São João da Barra entra em alto grau de sigilo

Exclusivo: Desembargador do TRE-RJ cobra à PF cumprimento de decisão em investigação contra prefeita de SJB

Tribuna NF - Seu Jornal Online
Anuncie AQUI - Tribuna NF - Seu jornal online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *