02/10/2025
Política

Caixa de Pandora: Portal da Transparência da Prefeitura de São Francisco de Itabapoana tem apagão de dados sobre servidores, comissionados e contratados

Blog do Ralfe Reis - Conteúdo exclusivo e credibilidade

O Portal da Transparência da Prefeitura de São Francisco de Itabapoana está sem os dados sobre servidores ativos, comissionados, contratados ou RPAs, conforme consulta realizada (print imagem acima) nesta quinta-feira (2) e em dias anteriores. A lei da transparência determina que esses dados fiquem disponíveis para qualquer cidadão consultar a folha de pagamento.

Nos últimos dias uma planilha com nomes de servidores, muitos com supersalários, circulou nas redes sociais. Após a repercussão, os dados desapareceram do portal.

O Ministério Público Estadual do Estado do Rio também tenta, ainda sem sucesso, obter informações sobre contratados que estariam atuando no lugar de concursados (confira link ao final).

Em 2024, a prefeitura realizou concurso público para centenas de vagas, e os aprovados aguardam o chamado para posse. Os concurseiros denunciam que milhares de contratados ou RPAs estariam atuando em vagas destinadas aos concursados.

Uma fonte do governo municipal revelou que a folha de contratados estaria na casa do R$ 7 milhões. Entretanto, pela falta de dados no Portal da Transparência, ainda não é possível confirmar a informação, mas deixamos espaço aberto para a prefeitura de manifestar.

Com toda essa falta de informação, podemos estar diante de uma Caixa de Pandora. Resta saber quem vai conseguir abri-la.

Se os órgãos de controle estão com dificuldade, imagina o cidadão comum que tem direito de ter acesso à informação.

Em tempo: o espaço está aberto para a Prefeitura se manifestar, enviando nota para [email protected]

Leia também:

Exclusivo: Ministério Público abre inquérito e manda abrir a caixa-preta dos contratados da Prefeitura de São Francisco de Itabapoana

Tribuna NF - Seu Jornal Online
Anuncie AQUI - Tribuna NF - Seu jornal online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *