Sispatri: servidor do Governo do Estado pode entregar a declaração a partir desta quarta (15) - Blog do Ralfe Reis

Sispatri: servidor do Governo do Estado pode entregar a declaração a partir desta quarta (15)

Servidores do Governo Estado do Rio de Janeiro já podem, a partir desta quarta-feira (15/3), enviar a declaração do Sispatri (Sistema de Controle de Bens Patrimoniais dos Agentes Públicos do Poder Executivo Estadual) junto com a do Imposto de Renda (IR). Os documentos podem ser entregues até o dia 30 de junho diretamente pelo site www.rj.gov.br. Em 2022, a Controladoria Geral do Estado (CGE) recebeu o total de 93,5% declarações de servidores ativos no Sispatri; a meta deste ano é chegar a 98%.

Ao acessar o portal do Governo do Estado (www.rj.gov.br), o servidor deve colocar “Sispatri” na aba de busca e, na página seguinte, clicar em “servidor”. Logo depois, “acessar serviço”. Desta maneira, ele será direcionado para fazer o login com CPF e senha do Gov.br. E, por fim, abrirá a página para o cadastro do Sispatri. O login do gov.br é único para todos os brasileiros.

O controlador-geral do Estado, Demétrio Farah, ressalta a importância de os servidores estaduais fazerem a declaração anual do Sispatri.

– A mudança foi muito positiva, tendo em vista o aumento da segurança no armazenamento de dados dos servidores. A busca pela segurança e proteção desses dados é uma prioridade para a CGE e para a Secretaria de Transformação Digital – enfatiza o controlador-geral.

– Esse é mais um passo importante para tornar o Rio de Janeiro um Estado 100% digital. A ideia é colocar a tecnologia a serviço da gestão pública e do cidadão fluminense em um canal único por meio do RJ Digital. O Sispatri é fundamental para o servidor público estadual e, agora, poderá ser realizado diretamente pelo portal integrado – destacou o secretário de Estado de Transformação Digital, Mauro Farias.

Em caso de dúvidas, os servidores deverão procurar os responsáveis pelo RH de seus respectivos órgãos. Eles possuem um novo canal de comunicação com a Controladoria Geral do Estado para dirimir as demandas apresentadas aos gestores. Este sistema é de uso exclusivo para os setores de RH, onde é possível realizar solicitações, sanar dúvidas e questionamentos referentes ao funcionamento do Sispatri, além da possibilidade de acompanhar o andamento das aberturas dos chamados.

Comente