13/07/2024
Política

Carla Machado se pronuncia sobre renúncia ao cargo de prefeita de São João da Barra

Carla Machado se pronunciou na tarde desta segunda-feira sobre a renúncia ao cargo de prefeita de São João da Barra.

Conforme noticiado mais cedo, Carla protocolou um documento na Câmara Municipal comunicando a renúncia (aqui).

Carla utilizou as redes sociais para o comunicado oficial. Confira:

“Amig@s…
Essa postagem é para agradecer toda a confiança do meu povo amigo de São João da Barra em ter me dado a oportunidade de ter sido vereadora e ter sido eleita Prefeita em 4 eleições, tendo tido quase 70% dos votos em 2020 .
Como vcs sabem, estava no RJ e ao me decidir na 6ª feira, fiz a minha filiação ao Partido dos Trabalhadores (PT) e redigi uma carta para dar ciência da minha renúncia ao Executivo, Judiciário e Legislativo de acordo com determinação legal.

Protocolei meu pedido de afastamento junto a Prefeitura e como tinha que entregar a Câmara de Vereadores no sábado que era o prazo limite, não se tratando de dia útil e não conseguindo contato com o Presidente da Casa Legislativa, a entreguei a Vereadora Sônia Pereira/ Vice Presidente da Câmara Municipal.

Me encontro afastada da minha função, mas retorno como funcionária que sou há 39 anos, até o meu afastamento para disputar o pleito, que do se dará após a aprovação do meu nome junto a Executiva Estadual, no prazo determinado por lei.

O meu afastamento do cargo já ocorreu desde o fim da tarde de sexta e hoje pedi que protocolassem junto ao Cartório Eleitoral e Camara Municipal para dar ciência de que cumpri a legislação eleitoral.

Já fui candidata em 2014 pelo PT, numa campanha que decidi 45 dias antes do pleito. Tive na eleição quase 25 mil votos, fui a mais votada em SJB, a 3º em São Francisco do Itabapoana e a 7ª colocada em Campos, obtendo votos em 71 municípios do nosso Estado.

Nenhuma disputa é fácil, mas temos garra e determinação, contamos com amigos leais e aguerridos, temos serviço prestado e nossa região precisa de uma representação feminina que tenha amor pelas pessoas.

São João da Barra agora está equilibrada financeiramente, temos recurso em caixa, a pandemia graças a Deus está sob controle e me sinto chamada a luta política novamente para poder ajudar ainda mais o município que tanto amo e região.

Tinha feito um texto aqui para prestar contas do meu mandato à frente da Prefeitura, explicar os motivos que me motivaram a aceitar esse desafio, mas ficou bastante extenso.

Resolvi então fazer na próxima quarta feira uma reunião para prestar contas do meu mandato e explicar melhor tudo ao meu povo.

Precisamos ter coragem para tomar determinadas decisões, mas isso é o que não nos falta!
Somos um grupo vitorioso e aguerrido e juntos conquistaremos mais vitórias!

A boa política não deve ser trabalhada por interesses pessoais e sim com amor, respeito ao próximo e em favor do bem comum.

Reassumi o municipio em 2017 com mais de 250 milhões de dívidas, no ano retrasado mesmo com toda pandemia e queda da receita dos royalties, conseguimos manter os compromissos em dia. Já no ano passado, mesmo diante das dificuldades enfrentadas conseguimos zerar o passivo declarado de aproximadamente 180 milhões que o município tinha junto ao TCE.

Para fecharmos o exercício com chave de ouro, conseguimos ganhar na Justiça uma ação impetrada pelo Espírito Santo que poderia zerar mossa arrecadação de royalties e também ganhamos uma ação da ANP que a partir de maio aumentará em 2 milhões a receita de royalties e que receberemos o valor dos atrasados que pode chegar a 80 milhões de reais.

Tenho falado que SJB começa um novo ciclo, renunciei sexta, mas deixei um saldo de financeiro de R$ 259.998.890,53 ( duzentos e cinquenta e nove milhões, novecentos e noventa e oito mil, oitocentos e noventa milhões e cinquenta e três centavos).

Além disso, o Cx de Previdência própria que tinha menos de 2 milhões, hoje tem mais de cento e setenta e sete milhões.
Acredito que demos o maior reajuste global de salários entre os municípios do Estado do RJ e também superior ao dado pelo Governo do Estado, além de termos aumentado o cartão alimentação do servidor de 350,00 para 400,00.
Retornamos os programas sociais que criamos no passado e atendemos a 4.423 famílias em vulnerabilidade Social com o Programa do Cartão Cidadão no valor de R$350,00, além do transporte municipal gratuito.

Durante a Pandemia do Covid 19 criamos o 1ª hospital exclusivamente para tratar do Covid 19 de forma humanizada, além do Centro de triagem do Covid 19, 04 barreiras sanitárias e SJB foi considerado um dos melhores municípios em imunização vacinal, sem filas e com idosos e acamados sendo vacinados em suas residências.

Na educação além das cartilhas pedagógicas para todos os alunos da rede ( pré escolar ao 9º ano), demos uma cesta de alimento bacana, com kit higiene pessoal e limpeza para os quase 9 mil alunos da rede que foram obrigados a ficar afastados da escola.

Foi também distribuído a todos os alunos do 4º ao 9º ano, tablets com chip de internet para que os alunos pudessem acompanhar nossa plataforma educacional a distância.

Mais podemos falar, mas prepararei com todo o carinho uma prestação de contas para quem tem olhos para ver e ouvidos para ouvir.

Sigamos em frente!
Somos vitoriosos nas eleições municipais há 18 anos porque Deus nos abençoa e nosso grupo político é aguerrido.
Continuaremos avançando!”, disse Carla Machado.

Leia também: Carla Machado vai comandar campanha de Lula na região, diz vice-presidente do PT

Comente