Protocolo para aquisição direta de vacina contra a Covid ratificado por unanimidade pela Câmara Campos - Blog do Ralfe Reis

Protocolo para aquisição direta de vacina contra a Covid ratificado por unanimidade pela Câmara Campos

A sessão ordinária da Câmara Municipal desta terça-feira (9) foi sem público presente, apenas com os vereadores e assessores, respeitado o distanciamento para prevenir à transmissão do novo coronavírus. A medida foi tomada em acompanhamento ao decreto municipal publicado também nesta terça, no Diário Oficial do Município, que retrocedeu nas flexibilizações das atividades econômicas e sociais, diante do crescimento do número de casos, inclusive com a nova variante do vírus circulando em Campos. “Queremos o plenário cheio, mas o momento é de cuidado. Lembramos que os cidadãos podem acompanhar nossas sessões pelos canais da TV Câmara”, falou o presidente Fábio Ribeiro (PSD).

Todos os vereadores estavam presentes na sessão. O presidente anunciou o funcionamento, por 60 dias, podendo haver prorrogação, de duas Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) para apurar possíveis irregularidades em contratos das áreas de Saúde e Transporte, de 2017 a 2020. Em outro importante ato, a Casa aprovou, por unanimidade, já encaminhando para sanção pelo Executivo Municipal, o Projeto de Lei n° 0022/2021, que ratifica o Protocolo de Intenções firmado entre municípios brasileiros para a aquisição de vacinas contra a Covid-19, assinado no último dia 5 pelo prefeito Wladimir Garotinho.

– A produção da vacina não está sendo em massa, mas nosso desejo é que a vacinação seja em massa. Por isso é importante essa ratificação, para a possibilidade de aquisição direta das doses, desde que liberado la pelo governo federal, e chamamos a atenção de todos, de todos mesmo, para que continuem respeitando os protocolos determinados pelas autoridades sanitárias. É essencial o nosso respeito à vida – destacou o presidente do Legislativo Municipal.

Colocado em discussão, quase todos os vereadores se pronunciaram sobre o protocolo de intenções e parabenizaram o prefeito. “Quanto mais munícipes imunizados, mais cedo a atividade econômica será retomada no município, contou o vereador Juninho Virgílio (Pros), lembrando que, uma comissão, composta, além dele próprio, pelos vereadores Kassiano Tavares (PSD), Dandinho de Rio Preto e Bruno Pezão, na quinta-feira passada, protocolaram ao secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcelo Mérida, ofício solicitando parceria entre o Legislativo e o Executivo para um levantamento das médias e grandes empresas do município e convidar os empresários para um diálogo a fim de firmar parcerias para a compra de vacinas contra o novo coronavírus. “Já apresentamos a ideia à Procuradoria e à Controladoria do Município e vamos, agora, em reunião, solicitar ao prefeito que ele faça o chamamento para que as empresas que quiserem aderir participem, recebendo, como contrapartida, primeiro a vida da população e, depois, a retomada de suas atividades”.

O vereador Bruno Vianna (PSL), que perdeu o pai, Gil Vianna, para a Covid, também parabenizou a atitude do prefeito e a proposta do vice-presidente da Câmara, lembrando que os recursos oriundos das multas para quem furar a fila da vacinação, projeto de sua autoria recentemente aprovado pelos colegas, também devem ser direcionados para a aquisição de vacinas. Já o vereador Silvinho Martins (MDB), ressaltou a urgência do cumprimento do protocolo:

– Estamos verificando a dificuldade para a liberação de vacinas, a vacinação ocorre a conta-gotas e, nesse ritmo, pessoas com 30, 40 anos serão vacinadas quando? Temos capacidade para vacinar cerca de um milhão de brasileiros por dia e não passamos de 120 mil. Já que o governo federal não consegue comprar a quantia necessária de doses, agora os municípios poderão fazer, através do consórcio, essa aquisição. O prefeito teve pulso firme para não deixar a população de Campos depender apenas do governo federal. Parabenizo o prefeito e a proposta de buscar apoio da inciativa privada para a compra de mais vacinas, porque também precisamos chamar, para a gente, a responsabilidade de vacinar a nossa população – falou o representante do MDB.

Líder do Governo na Câmara, o vereador Álvaro Oliveira (PSD) chamou a atenção da população para a seriedade do quadro da pandemia em Campos. “É o segundo ano de uma doença terrível, que agora atinge crianças e ontem (segunda-feira) vitimou uma jovem de 24 anos de idade. Até ontem, tínhamos mais de 760 mortes no município, mais de 260 mil no Brasil. Precisamos, sim, da vacina, mas é preciso que a população se conscientize em fazer a sua parte, que acabem as aglomerações de forma irresponsável. Não podemos esperar que os órgãos públicos façam o que depende de nós. Parabenizo o prefeito, mas peço a colaboração da população para combater essa doença”.

Ascom*

Comente