10/11/2025
Campos

Aplicativo sobre erosão oceânica criado por alunos da EM Dr. Francisco Manoel Pereira Crespo é destaque em revista

WhatsApp Image 2025 11 10 at 10.17.07 2 Easy Resize.com

O que começa como um projeto de ciências pode se transformar em um destaque em uma revista. Foi exatamente isso que aconteceu na Escola Municipal Dr. Francisco Manoel Pereira Crespo, onde alunos do 5º ano desenvolveram o aplicativo “Oceano RJ”, totalmente focado na conscientização sobre a erosão oceânica. A iniciativa, que nasceu e foi inteiramente desenvolvida no Espaço de Tecnologias Educacionais da instituição pelos alunos e pela professora Luciana Maraia, chamou a atenção da revista Nova Escola.

O aplicativo já foi apresentado na Mostra de Robótica na XII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e acabou chamando a atenção dos holofotes da revista. O objetivo principal do projeto foi realizar uma atividade com a ajuda da Robótica Educacional para construção de um radar meteorológico, na expectativa de simular possibilidades auxiliares à previsão do tempo, considerando as mudanças climáticas e seus efeitos. A revista, por sua vez, conheceu o projeto por meio das redes sociais e grupos educacionais, onde a ideia foi compartilhada.

WhatsApp Image 2025 11 10 at 10.17.12 Easy Resize.com

Segundo Luciana, “a ideia é oportunizar uma experiência em que os estudantes vivenciem o uso da IA de uma forma crítica e ética, descobrindo que é necessário verificar as fontes, pesquisar em bases de sites oficiais, já que o tema explorava praias da região norte fluminense do Rio de Janeiro”. Ela conta ainda que essa experiência viabiliza a compreensão de que a IA não é um recurso de respostas prontas,”mas é necessário saber fazer as perguntas e construir comandos adequados”.

Ainda segundo a professora, o objetivo foi valorizar os saberes da vivência dos estudantes com as praias da região, incluindo Farol de São Tomé, as praias de São Francisco de Itabapoana e São João da Barra. Para potencializar essa experiência, optaram por trabalhar um recurso que traz informações sobre o processo de erosão oceânica e as ações humanas, formas de prevenção por meio de jogos e história interativa. “Os investimentos realizados nos últimos anos em tecnologias educacionais na rede municipal de educação de Campos e o apoio da gestão escolar que acredita no potencial dos alunos e da equipe foram essenciais para o sucesso do projeto”, assegura a professora.

WhatsApp Image 2025 11 10 at 10.17.07 1 Easy Resize.com

Por ter chamado a atenção da revista, nesta segunda (10), a escola recebeu a visita de uma fotógrafa do veículo, que registrou os alunos trabalhando no projeto e com tablets que contém o aplicativo instalado e funcionando. “Ter um trabalho realizado com estudantes de uma escola pública reconhecido e socializado na Revista Nova Escola é uma alegria, pois acredito que partilhar experiências exitosas que reposicionam as crianças no mundo digital, colocando-as em um papel de produtoras de conteúdos relevantes, ao unir saberes locais e conhecimentos científicos, é um dever social no contexto da educação contemporânea” reforçou a professora.

Fonte: Portal PAE – Por: Heitor Castelo Branco (estagiário) / Fotos: Carlos Grevi

Blog do Ralfe Reis - Conteúdo exclusivo e credibilidade
Anuncie AQUI - Tribuna NF - Seu jornal online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *