03/02/2026
Campos

CCZ com ações de combate à dengue e à raiva animal em Farol de São Tomé esta semana

ccz Easy Resize.com 1

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) está intensificando o trabalho de combate à dengue e à raiva animal em Farol de São Tomé. As ações começam nesta segunda-feira (2) com visita domiciliar e se estenderão até domingo (8) com a vacinação antirrábica.

Para o enfrentamento à dengue e outras arboviroses, 20 Agentes de Combate às Endemias (ACEs) percorreram várias ruas da praia campista inspecionando imóveis residenciais, comerciais e outros, para orientar a população quanto às medidas para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Ao todo foram eliminados quatro focos. O trabalho se estenderá até sexta-feira (6).

Outra frente de trabalho prevista para essa semana é a aplicação de inseticidas com pulverizador (tanque flexível) nas áreas alagadas, pois além do Aedes aegypti, no litoral campista ainda há predominância de espécies de mosquitos, como Culex, Aedes scapularis, Mansonia e Aedes taeniorhynchus.

“Esse é um trabalho específico para áreas alagadas. A bomba lança o inseticida sobre a lâmina d’água para eliminar os criadouros dessas espécies de mosquitos”, explica o diretor de Vigilância Ambiental e do CCZ, Carlos Morales.

Já no domingo (8), das 10h às 13h, terá vacinação antirrábica para cães e gatos. A ação acontece na orla da praia em frente ao Quiosque do Meio Ambiente e CCZ. Podem ser vacinados animais a partir de quatro meses de idade e que não foram imunizados durante a campanha de 2025.

“A vacinação é uma continuidade do Dia D, pois apesar de termos vacinados quase 35 mil animais, sabemos que ainda tem muitos que não foram vacinados. Essa será mais uma oportunidade”, disse Carlos Morales.

Para serem vacinados, os cães devem ser levados com guia, coleira e, caso o animal seja bravo, com focinheira. Já os gatos podem ser conduzidos em caixas de transporte adequadas ou similares para evitar fugas.

Ação realizada em janeiro — O combate à dengue vem sendo realizado desde janeiro e os ACEs já percorreram 3.815 imóveis, entre os quais estão os vistoriados, fechados, abandonados recusados. Dos inspecionados, 326 precisaram de tratamento com larvicida. Ao todo 56 focos foram eliminados.

Secom*

Blog do Ralfe Reis - Conteúdo exclusivo e credibilidade
Anuncie AQUI - Tribuna NF - Seu jornal online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *