22/01/2026
Campos

Fundação Municipal de Esportes de Campos abre recadastramento para alunos de equoterapia

with 242942 Easy Resize.com

As aulas de equoterapia, oferecidas gratuitamente pela Prefeitura de Campos por meio do Projeto Movimento é Vida/Esporte é Vida, estão com recadastramento aberto para os alunos até o final do mês de janeiro, na sede da FME, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Os interessados devem levar todos os documentos solicitados no ato da inscrição, como documentos de identificação com foto, comprovante de residência e laudo médico atualizado. Atualmente, 96 alunos estão inscritos na equoterapia. Após o recadastramento será feito um levantamento, de quantas novas vagas poderão ser disponibilizadas para novos alunos, e novas inscrições serão abertas.

A terapia com cavalos auxilia no tratamento de pessoas com deficiência física ou intelectual, como Síndrome de Down, paralisia cerebral, deficiências múltiplas e autismo. As atividades são realizadas na sede da Fundação Municipal de Esportes e no Asilo Nossa Senhora do Carmo, às segundas, quartas e sextas-feiras, das 9h às 12h e das 14h30 às 17h. Levando evolução clínica no tratamento dos pacientes, qualidade de vida ainda maior e transformando vidas de alunos.

O coordenador do Programa “Movimento é Vida/Esporte é Vida”, Leonardo Mantena falou sobre o projeto.

“Em três anos, a equoterapia tem levado melhora na condição física, principalmente de tonos de equilíbrio de tronco, para crianças que têm dificuldades motoras, e também com outras dificuldades, como a questão cognitiva, e o relacionamento com o animal ajuda muito no tratamento, além de melhorar a qualidade de vida e também até para a autonomia dessa criança. Nós temos uma equipe multidisciplinar, pedagoga, psicólogo, fisioterapeuta e o técnico em equoterapia, realizando um trabalho muito muito intenso com os alunos. Hoje são 96 alunos sendo atendidos na equoterapia e temos fila de espera, aguardando o processo de recadastramento para termos novas oportunidades para outras pessoas que estão na fila de procurarem e conseguirem o benefício de estar fazendo a equoterapia. A gente tem observado que alguns dos nossos alunos que chegaram aqui sem nenhuma coordenação psicomotora hoje já conseguem sentar sozinhas, rolar, começar a viver uma vida normal. Isso torna o nosso trabalho muito gratificante”, afirmou.

Para mais informações sobre essas e outras atividades, basta entrar em contato pelas redes sociais @‌esportevidacampos e @‌universo_atipico1.

Secom*

Blog do Ralfe Reis - Conteúdo exclusivo e credibilidade
Anuncie AQUI - Tribuna NF - Seu jornal online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *