Renovação automática da CNH para motoristas sem multas começa nesta sexta-feira, anuncia ministério

O ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), assina nesta sexta-feira a medida administrativa que autoriza a renovação automática da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para bons motoristas. A medida isenta condutores de todo os pais do pagamento de taxas ou deslocamento aos Detrans. O processo será totalmente automático e digital, pelo sistema da Secretária Nacional de Trânsito (Senatran), com a atualização disponível no aplicativo da CNH do Brasil.
O titular da pasta anunciará, em evento nesta manhã na sede do ministério, que as primeiras renovações automáticas começarão a ser liberadas a partir desta sexta-feira. O benefício será concedido a motoristas cadastrados no Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC).
Integram o RNPC os condutores que não possuem infrações de trânsito registradas nos últimos 12 meses. Com a nova regra, esses motoristas terão a CNH renovada diretamente no sistema quando o documento tiver a validade expirada.
Segundo a decisão, motoristas responsáveis no trânsito brasileiro não precisarão mais realizar exames presenciais, se deslocar aos Detrans ou pagar qualquer taxa adicional para renovar a CNH.


