Secretaria de Meio Ambiente implanta pomares e bosques Urbanos no município

A Prefeitura de Campos, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, vem realizando em todo município a criação de pomares e bosques urbanos, a fim de promover benefícios ecológicos, sociais, educativos e urbanísticos. A iniciativa vem se consolidando como uma importante política pública ambiental no município.
O plantio vem sendo realizado em áreas que anteriormente eram subutilizadas ou utilizadas de forma inadequada pela população, dando aos espaços novas funções, criando novas áreas verdes que contribuem para a melhoria da paisagem urbana, da qualidade do ar, do microclima e da convivência comunitária, além de fortalecer a sustentabilidade urbana, oferecendo novos locais de lazer, contemplação, educação ambiental, contato direto com a natureza, atuando também como instrumentos de recuperação ambiental, na proteção do solo, na redução de ilhas de calor e no estímulo à biodiversidade.
Foram implantados seis novos bosques e pomares urbanos, dentre os espaços contemplados, destacam-se as intervenções realizadas na Lagoa do Vigário e bosque Hélio Coelho, ambas em Guarus; Vivendas do Coqueiro; Parque Rodoviário e Flamboyant, regiões que passaram por processos de requalificação ambiental e paisagística.
Segundo o secretário de Meio Ambiente, Jorge Rangel, no ano de 2025 o município deu um passo significativo na ampliação de áreas verdes. “A iniciativa vem dar nova função a áreas que antes eram utilizadas de maneira inadequada, muitas vezes como pontos de descarte irregular de resíduos, ou espaços ociosos. Com a implantação dos pomares e bosques, esses locais foram transformados em ambientes de uso coletivo, promovendo senso de pertencimento, valorização dos bairros e melhoria da qualidade de vida da população”, afirmou.
Além do impacto ambiental positivo, os pomares e bosques representam importantes ferramentas de educação ambiental, permitindo que crianças, jovens e adultos compreendam, na prática, a importância da preservação dos recursos naturais e da convivência harmoniosa entre o desenvolvimento urbano e o meio ambiente. A continuidade dessas ações reforça o compromisso do município com uma cidade mais verde, saudável e sustentável, demonstrando que investir em áreas verdes é investir no bem-estar presente e no futuro das próximas gerações.
Secom*


