Imposto de Renda: Receita Federal abre consulta a mais um lote residual de restituições

A Receita Federal vai abrir nesta segunda-feira (dia 22), às 10h, a consulta a mais um lote residual de restituições do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF). Essa nova leva de devoluções é composta por 263.255 contribuintes prioritários e não prioritários, com um desembolso total de quase R$ 606 milhões.
Segundo o Fisco, as restituições incluem declarações de 2025 transmitidas fora do prazo e com pendências já regularizadas, além de valores residuais de anos anteriores. O dinheiro será depositado no dia 30 de dezembro, na conta informada pelo contribuinte no ato da declaração.
Do valor total a ser devolvido, R$ 309,6 milhões serão destinados àqueles com prioridade legal, assim distribuídos:
Idosos a partir de 80 anos: 5.310 restituições
- Pessoas entre 60 e 79 anos: 34.796 restituições
Cidadãos com deficiência física, mental ou moléstia grave: 4.087 restituições
Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério: 11.344 restituições
Outras 178.030 pessoas sem prioridade legal foram incluídas neste lote por utilizarem a declaração pré-preenchida e/ou por terem optado por receber via Pix. Há ainda 29.688 restituições serão pagas a contribuintes não prioritários.
Como consultar a restituição
Para saber se está contemplado nesse segundo lote, o contribuinte deve acessar o site da Receita federal (www.gov.br/receitafederal), clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, “Consultar a Restituição”. A página apresenta orientações e os canais de prestação do serviço, permitem uma consulta simplificada para consulta completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC.
Caso identifique alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificar as informações equivocadas no site. A Receita também conta com um aplicativo para tablets e smartphones que possibilita consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.
Os pagamentos só podem ser feitos nas contas bancárias dos titulares. Para aqueles que não conseguirem receber, a Receita Federal oferece a possibilidade de realizar um reagendamento do pagamento pelo Banco do Brasil, por meio do site https://www.bb.com.br/irpf ou pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).


