Ceperj: Ministro do TSE renova pedido de vista no julgamento de Castro e Bacellar e caso fica para 2026

O ministro Antônio Carlos Ferreira renovou seu pedido de vista no julgamento, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do governador Cláudio Castro (PL) e do presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), Rodrigo Bacellar (União Brasil), no caso das contratações irregulares no Ceperj e na Uerj em ano eleitoral.
Agora, a expectativa é que o julgamento seja retomado apenas em fevereiro. O novo pedido de vista ocorre na semana em que Bacellar foi preso pela Polícia Federal (PF), sob suspeitas de vazar informações sobre a operação que acabou prendendo o ex-deputado TH Joias.
Em novembro, a ministra relatora Isabel Gallotti, corregedora-geral da Justiça Eleitoral, havia votado pela cassação e inelegibilidade dos políticos e para impor multa para o ex-vice-governador, Thiago Pampolha. Na ocasião, Ferreira tinha pedido vista.
Além da relatora e de Ferreira, vão votar outros 5 ministros da Corte Eleitoral. Caberá ao grupo decidir se o pedido deve ser rejeitado ou aceito. No primeiro caso, o processo é arquivado; no segundo, é determinada a cassação de mandatos e a aplicação de inelegibilidade.
Com informações G1.



