07/11/2025
Economia

Prova de vida do INSS: golpistas se passam por atendentes da central 135 para enganar idosos

telemarketing notebook Easy Resize.com

Bastou o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciar a convocação de quatro milhões de segurados para fazerem a prova de vida, e golpistas já entrar em ação. Segundo o órgão, já há relatos sobre criminosos se passando por atendentes da central telefônica 135, a fim de enganar os aposentados e pensionistas. Esses golpistas instruem a pessoa a digitar “1” ou “2” durante a ligação para confirmar dados ou manter o benefício ativo.

A ação de golpistas levou o INSS a emitir de novo um alerta de que não convoca ninguém para a prova de vida por meio de ligação ou mensagem. Tampouco solicita dados pessoais, senhas ou transferências de dinheiro. Caso a pessoa tenha que fazer o procedimento, a notificação é feita apenas pelo extrato bancário.

A prova de vida hoje é feita automaticamente pelo INSS, por meio do cruzamento de informações cadastradas nas bases de dados do governo federal (vacinação no SUS, emissão de identidade ou passaporte, declaração de Imposto de Renda, participação em eleições). O segurado não precisa fazer nada. Segundo o INSS, mais de 30 milhões de pessoas, ou seja, 80% dos beneficiários já estão com a comprovação validada.

Há, no entanto, casos em que o INSS não consegue realizar a prova de vida automaticamente por falta de informações em seus bancos de dados, cabendo ao próprio beneficiário fazer a comprovação. São essas pessoas que estão sendo notificadas agora. O INSS já notificou cerca de quatro milhões de beneficiários que precisam regularizar a situação em até 30 dias para evitar o bloqueio do pagamento.

A prova de vida é importante para comprovar que o beneficiário — seja ele aposentado, pensionista ou trabalhador afastado por incapacidade temporária com duração superior a um ano — está vivo e tem o direito de continuar recebendo os proventos.

O que fazer

Aposentados e pensionistas só precisam verificar o extrato bancário de pagamento de seu benefício. Se tiver sido notificado para fazer a prova de vida, basta regularizar a situação da seguinte forma:

  • No Meu INSS: acesse o site ou o aplicativo, faça login com sua conta Gov.br e siga as instruções. Se solicitado, realize o reconhecimento facial.
    No banco: alguns bancos permitem fazer a prova de vida pelo aplicativo ou pelo site da instituição e até mesmo com identificação biométrica no caixa eletrônico. Outra opção é procurar um funcionário da agência munido de um documento oficial com foto.

Como se proteger de golpes

  • Desconfie de qualquer ligação, SMS, mensagem por WhatsApp ou e-mail que peça confirmação de dados ou ameace bloquear seu benefício.
    Ao receber uma chamada ou uma mensagem suspeita, não forneça informações. Desligue logo ou apague o conteúdo.
    Em caso de dúvida, ligue diretamente para a central 135 (que funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h) ou acesse o site ou o aplicativo Meu INSS.

Fonte: Extra

Blog do Ralfe Reis - Conteúdo exclusivo e credibilidade
Anuncie AQUI - Tribuna NF - Seu jornal online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *