05/11/2025
Polícia

PF cumpre 27 mandados no Rio contra quadrilha suspeita de fraudar FGTS e Auxílio Emergencial e desviar R$ 45 milhões da CEF

Polícia Federal - Rio de Janeiro

A Polícia Federal realizou na manhã desta quarta-feira (5) a Operação Trampo, contra uma organização criminosa suspeita de fraudar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e o Auxílio Emergencial de trabalhadores.

A ação, batizada de Trampo, cumpre 27 mandados no Rio de Janeiro e em São Paulo e mira suspeitos de desviar R$ 45 milhões de contas da Caixa Econômica.

De acordo com as investigações, o grupo obtinha ilegalmente dados sigilosos de beneficiários da Caixa Econômica Federal e usava documentos falsos para acessar as contas das vítimas.

A partir disso, realizava saques indevidos e pagamentos de boletos digitais, desviando recursos destinados a cidadãos em situação de vulnerabilidade social.

A ação conta com o apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público Federal.

Ao todo, 100 policiais federais cumprem expedidos pela 4ª Vara Federal do Rio de Janeiro, em municípios como Rio de Janeiro, Niterói, São Paulo, Várzea Paulista, Indaiatuba e Salto.

A Justiça Federal também impôs medidas cautelares a 21 investigados, como recolhimento de passaporte, proibição de sair do país e comparecimento mensal à Justiça.

A operação faz parte da Força-Tarefa Tentáculos, que atua no combate a fraudes eletrônicas em parceria com instituições financeiras, e ocorre no contexto da Operação Nacional “Não Seja Um Laranja”.

Os investigados podem responder por organização criminosa, lavagem de dinheiro, furto qualificado mediante fraude, uso de documento falso, falsidade ideológica e peculato-furto.

A PF reforçou que emprestar ou ceder contas bancárias para movimentação de valores ilícitos é crime e contribui para o financiamento de organizações criminosas.

Blog do Ralfe Reis - Conteúdo exclusivo e credibilidade
Anuncie AQUI - Tribuna NF - Seu jornal online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *