08/10/2025
Destaque

Ministério Público abre novo inquérito contra prefeita Yara Cinthia para apurar contratações milionárias de empresas familiares. Veja documento

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro instaurou, através da 3ª Promotoria de Tutela Coletiva de Campos dos Goytacazes, um novo Inquérito Civil Público contra Yara Cinthia, atual prefeita de São Francisco de Itabapoana, para apurar supostas irregularidades em licitações milionárias que estariam contratando empresas de seus familiares. O material foi obtido com exclusividade pelo jornal online Tribuna NF.

A Promotoria determinou a intimação da prefeita e dos envolvidos na última terça-feira, para tomarem conhecimento da investigação e apresentação de defesa. Confira documentos ao final.

Antes de assumir como prefeita, Yara Cinthia foi secretária de Educação e vereadora no município de São Francisco.

Segundo o inquérito nº IC 015/25 – MPRJ 2025.00329697, a investigação busca apurar suposto ato de improbidade administrativa em razão de direcionamento de processos licitatórios pela Prefeita do Município, privilegiando sociedades empresárias de parentes, quais sejam Casa e Conceito móveis e NFCM Comércio.

Segundo a investigação, as empresas seriam de uma sobrinha e outra de nora da prefeita. Algumas licitações foram realizadas na gestão Yara.

“Pela presente, fica a pessoa acima devidamente NOTIFICADA a tomar ciência da presente investigação e, caso deseje, apresente esclarecimentos sobre os fatos investigados, no prazo abaixo assinalado. Anexo segue cópia da Portaria de Instauração.”, diz o despacho da Promotora.

Tribuna NF buscou obter os contratos no Portal da Transparência da Prefeitura de São Francisco de Itabapoana. Entretanto, não há nenhum documento ou menção no link dos contratos, apenas a confirmação da contratação em Diários Oficiais aleatórios do município.

O apagão de informações no Portal da Transparência contraria a Lei da Transparência (LC 131/2009) e a Lei de Acesso à Informação (LAI – Lei nº 12.527/2011), que foca na divulgação em tempo real de receitas e despesas públicas em sites, enquanto a LAI estabelece o direito do cidadão de solicitar qualquer informação pública que não seja sigilosa, abrangendo tanto a divulgação espontânea (transparência ativa) quanto a resposta a pedidos (transparência passiva).

Em tempo: Tribuna NF abre espaço para os citados se manifestarem, enviando nota para [email protected].

Blog do Ralfe Reis - Conteúdo exclusivo e credibilidade
Anuncie AQUI - Tribuna NF - Seu jornal online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *