Campos atinge conceito de “boa gestão” em levantamento da Firjan
O município de Campos alcançou o conceito de “boa gestão” no Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF) 2025, que avaliou quatro indicadores com base em dados de 2024. O prefeito Wladimir Garotinho reforçou que o resultado só não chegou ao conceito de excelência devido ao setor de investimentos públicos, que teve que passar por readequações.
“Foi publicado hoje o Índice Firjan de Gestão Fiscal 2025, e Campos teve sua classificação na categoria Boa Gestão. Só não ficamos ainda melhor por conta do setor de investimento público, porque tivemos que reduzir e readequar para manter a saúde funcionando pelo não repasse do cofinanciamento por parte do Estado. Temos conseguido manter as contas em dia, a cidade viva e cuidando das pessoas por meio de ações sociais e políticas públicas assertivas”, afirmou o prefeito de Campos.
Segundo o levantamento, a cidade apresentou na média do IFGF a pontuação de 0,6021. Entre os indicadores avaliados, Campos apresentou 0,5358 ponto em Autonomia; 1,0000 ponto em Gestão com Pessoal; 0,6543 em Liquidez; e 0,2182 ponto em Investimentos.
O diretor de Indicadores Econômicos e Sociais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, o economista Ranulfo Vidigal, explicou que os dados avaliados pela Firjan são referentes a 2024 e atualmente a realidade é outra.
“Agora, no segundo semestre de 2025, o comportamento da arrecadação está favorável, apesar da queda da cotação internacional do petróleo, que retirou recursos fiscais também expressivos para o orçamento municipal. Mas o governo Wladimir garantiu a folha nominal de salários em dia, garantiu o custeio da máquina dos setores essenciais e não deixou de colocar em prática todo o programa social de transferência de renda e priorizou os investimentos que eram emergenciais. Essa é a essência do que aconteceu com a gente nesse período mais recente”, comentou.
Secom*