BTG terá quase metade da gigante Metalfrio após comprar fatia de Vorcaro, do Master
O conglomerado do BTG Pactual vai aumentar de 19,99% para 47,5% sua participação na Metalfrio, empresa brasileira que é uma das líderes globais na fabricação de geladeiras comerciais. O aumento de participação ocorreu por meio da venda da fatia detida por Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, apurou a coluna Capital, do O Globo.
A transação faz parte do pacote de R$ 1,5 bilhão em ativos do seu próprio patrimônio vendido pelo banqueiro ao BTG em maio. Na ocasião, foram citadas participações relevantes em companhias como Light e Méliuz, mas não na Metalfrio, que faturou R$ 2,2 bilhões no ano passado.
Os detalhes da operação constam de documento apresentado pelo BTG Pactual ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e consultado pela coluna. Embora o documento mantenha em sigilo o nome do vendedor, a coluna apurou que se trata de um pedaço da operação anunciada em maio.
Segundo o documento, o BTG está fazendo uma compra “direta e/ou indireta” de cerca de 1,7 milhão de ações ordinárias, nominativas, escriturais e sem valor nominal da Metalfrio.
FGC
“Como resultado da operação, o Grupo BTG Pactual, que atualmente detém 19,99% do capital social da Metalfrio, aumentará sua participação na empresa-alvo para 47,5%”, descrevem seus advogados, acrescentando: “A operação está sendo acompanhada pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC) e pelo Banco Central do Brasil, tendo o vendedor assumido o compromisso de disponibilizar os recursos oriundos da operação para o Banco Master S.A.”
A capitalização do Master por Vorcaro está prevista no acordo que está sendo desenhado para a venda do banco ao BRB.