Transporte Universitário de Campos: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) abriu, nesta quinta-feira (17), o processo de recadastramento e, simultaneamente, cadastramento de novos estudantes no Programa Municipal de Transporte Universitário para o segundo semestre de 2025. O serviço visa contemplar alunos regularmente matriculados em cursos superiores, técnicos ou profissionalizantes ofertados no município e que residem em áreas da zona rural.
O edital que regulamenta o programa foi publicado AQUI, no Diário Oficial do município desta quarta-feira (16), e também está disponível no Portal do Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE), por onde as inscrições deverão ser realizadas.
“O objetivo do programa é garantir o acesso gratuito e seguro desses estudantes à educação, contribuindo para a permanência dos mesmos nas instituições de ensino”, afirmou a secretária da pasta, Tânia Alberto.
ETAPAS DA INSCRIÇÃO
A subsecretária de Gestão Operacional, Cátia Mello, explicou que o processo será realizado em duas etapas. A primeira consiste na inscrição on-line, que estará disponível entre os dias 17 e 20 de julho, no Portal PAE.
“Nessa fase, os estudantes deverão preencher o formulário e anexar documentos obrigatórios, como RG, comprovante de matrícula ou renovação, comprovante de residência atualizado e declaração da instituição de ensino com dados completos sobre o curso e o turno”, informou Cátia.
A segunda etapa envolve a entrega presencial dos documentos, que deverá ser feita entre os dias 22 e 24 de julho, na sede da Seduct (entrada pelo bicicletário), das 8h30 às 16h30. O comparecimento presencial é obrigatório, mesmo para aqueles que completaram a inscrição on-line corretamente.
CRITÉRIOS
Poderão participar do processo os estudantes que residam na zona rural do município, estejam regularmente matriculados em instituições de ensino localizadas em Campos e apresentem toda a documentação exigida.
Em caso de número de inscritos superior ao de vagas disponíveis, serão utilizados critérios de desempate, como a ordem de inscrição e a comprovação de frequência mínima de 50% no semestre anterior.
“A utilização do transporte será autorizada exclusivamente para o turno em que o aluno estiver matriculado. O não cumprimento das exigências implicará no indeferimento da inscrição”, explicou a subsecretária.
RESULTADOS
O resultado parcial será divulgado no dia 30 de julho, no Portal PAE. Os dias 30 e 31 de julho serão destinados à apresentação de recursos. O resultado final, com eventuais ajustes de rota e turno, será publicado no dia 5 de agosto.
Os estudantes aprovados deverão retirar a carteirinha de transporte entre os dias 7 e 15 de agosto, também na sede da Secretaria, das 9h às 16h30. A apresentação do documento será obrigatória para embarque nos veículos.
Para permanecer no programa, os estudantes precisarão apresentar, a cada bimestre, uma declaração de frequência emitida pela instituição de ensino, com frequência mínima de 50%. Também será exigido o uso do transporte apenas nas rotas e turnos previamente autorizados.
Catia Mello destaca a importância da adesão ao processo nos prazos estabelecidos. “Estamos priorizando a continuidade do atendimento aos estudantes já contemplados no primeiro semestre, mas também abriremos as vagas ociosas para novos cadastros. É fundamental que todos estejam atentos aos prazos e à documentação exigida, lembrando que o número de vagas é limitado e está condicionado à capacidade operacional das rotas e veículos disponíveis. Nosso compromisso é assegurar o acesso à educação com organização e responsabilidade”, afirmou.
Dúvidas sobre o processo podem ser esclarecidas diretamente com a equipe do Transporte Universitário, pelo telefone (22) 98131-0808 ou pelo e-mail [email protected].
Secom*