12/07/2025
Polícia

Bicheiro Vinicius Drumond é alvo de atentado na Barra da Tijuca; Porsche blindado é atingido por vários disparos

Prefeitura de Campos

O bicheiro Vinicius Drumond foi alvo de um ataque a tiros em seu Porsche na manhã desta sexta-feira na Avenida das Américas, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio. O carro de luxo, que é blindado, ficou com várias marcas de tiros na porta e na janela do lado do motorista. O crime ocorreu em plena luz do dia na principal via do bairro, perto da Estação Ricardo Marinho do BRT. Segundo a TV Globo, o ataque ocorreu por volta das 11h. Vinicius está sendo atendido no Hospital Barra D’Or, no mesmo bairro. Já o Porsche, que está parado na porta do hospital, passa por uma perícia. Três viaturas da 16ª DP (Barra) estão no local.

O carro de Vinicius foi interceptado por um veículo preto, e testemunhas dizem que os seguranças reagiram a tiros. Filho de bicheiro Luizinho Drumond, morto em 2020, ele é apontado como integrante da nova cúpula da contravenção no Rio, conhecida como “Santíssima Trindade”.

Ex-vice-presidente executivo da Imperatriz Leopoldinense, ele foi o principal alvo da Operação Ouro Negro, que investiga uma quadrilha acusada de furtar petróleo de dutos enterrados para revenda clandestina a usinas de asfalto.

Segundo a polícia, Vinicius seria o “cérebro” da operação criminosa. Ele também já foi citado em apurações sobre disputa por pontos do jogo do bicho, em meio a conflitos armados contra o grupo de Bernardo Bello, e chegou a ter o nome ligado ao assassinato do advogado Rodrigo Crespo, em 2014, mas não houve indiciamento.

Pistas fechadas na Barra

O tiroteio chegou a fechar as pistas centrais da via no sentido São Conrado por, aproximadamente, 40 minutos, segundo o Centro de Operações e Resiliência da Prefeitura do Rio (COR-Rio). O bloqueio foi realizado por policiais por volta das 12h. O trânsito foi desviado para a pista lateral.

Vídeo gravado por moradores da região mostram o trânsito parado na pista central da Avenida das Américas durante a ocorrência. Algumas pessoas abaixadas, aparentemente armadas, também aparecem.

Pelas redes sociais, quem passava pela via relata que foram ouvidos muitos tiros. O local da ocorrência é de grande movimentação: além da estação do BRT Ricardo Marinho, há um hospital particular e centros empresariais no entorno.

Esta semana, Vinicius foi anunciado patrono da Em Cima da Hora, escola que disputa a Série Ouro do carnaval carioca. O anúncio foi feito nas redes sociais da agremiação na tarde de terça-feira.

Além de Vinicius, investigações apontam que a nova cúpula do bicho é formada por Rogério Andrade e Adilson Oliveira Coutinho Filho, o Adilsinho. Todos negam envolvimento com a contravenção. Como mostrou O GLOBO em fevereiro, numa série de reportagens sobre a geopolítica da contravenção fluminense, o grupo vem expandindo seus territórios por meio de arrendamento de áreas de antigos capos ou travando guerras sangrentas, como a que trocou de mãos o jogo na Zona Sul carioca.

A aliança do trio está apontada num relatório da investigação da Delegacia de Homicídios (DH) sobre o homicídio, em 2022, de Marquinho Catiri, miliciano fuzilado por homens encapuzados ao sair de uma academia no Rio. Segundo o documento, o crime tinha relação com “a tomada dos pontos de jogo explorados pelo contraventor Bernardo Bello, por Adilsinho, Rogério Andrade e Vinicius Drumond, que estariam tentando estabelecer uma nova cúpula do jogo do bicho”.

Fonte: O Globo

Blog do Ralfe Reis - Conteúdo exclusivo e credibilidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *