07/05/2025
Política

Cláudio Castro, Flávio Bolsonaro e Rodrigo Bacellar prestigiam a posse de Rueda na presidência do União Brasil

A nova Executiva Nacional do União Brasil tomou posse nesta terça-feira (11) em um evento que contou com a presença de vários parlamentares bolsonaristas, mas sem a participação de nomes do PT ou da articulação política do governo de Luiz Inácio Lula da Silva.

Políticos do Rio compareceram em peso: o governador Cláudio Castro, o senador Flávio Bolsonaro, o secretário de governo, André Moura, o secretário chefe da gabinete, Rodrigo Abel, o secretário do Ambiente, Bernardo Rossi, os deputados Rodrigo Bacellar e Márcio Canella e o vereador Cesol do Alba, pré-candidato em Duque de Caxias

Antônio Rueda assumiu oficialmente como presidente do partido, após ter atuado como interino desde a destituição de Luciano Bivar.

Também estavam presentes presentes o presidente do PL Valdemar Costa Neto, o presidente do PP, Ciro Nogueira, e outros aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro, como o ex-ministro das Comunicações, Fábio Faria, o deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ).

Do governo, marcaram presença apenas os ministros das Comunicações, Juscelino Filho (deputado licenciado e filiado ao União), e de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (do Republicanos). O ministro do Turismo, Celso Sabino, também do União, enviou um vídeo. Nenhum líder do governo no Congresso ou os ministros Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e Rui Costa (Casa Civil) estiveram presentes.

O novo vice-presidente do partido, o ex-prefeito de Salvador ACM Neto, minimizou a ausência de governistas e afirmou que o União Brasil não se identifica exclusivamente como governo ou oposição. Ele destacou o papel do partido em construir diálogos e promover uma política mais plural e ampla, evitando extremos.

Em seu discurso de posse, Antônio Rueda destacou a importância dos ministros indicados pelo partido no governo, elogiou os deputados Elmar Nascimento (BA) e o senador Davi Alcolumbre (AP), e expressou confiança de que ambos ocuparão cargos de liderança no Senado e na Câmara no próximo ano. Rueda também mencionou que Juscelino Filho e Celso Sabino representam bem o partido no governo.

No início do evento, ACM Neto comentou que o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, pode ser um possível candidato do partido à presidência em 2026, mas enfatizou que o União Brasil ainda não iniciou formalmente o debate sobre a disputa presidencial.

— Eu não posso falar por uma coletividade, uma vez que o assunto sequer começou a ser tratado, mas eu trago minha visão pessoal e mais adiante o partido pode se unir em torno do Ronaldo Caiado como pré-candidato a presidente da República.

Caiado não esteve presente no evento porque estava doente. Além dos presidentes do PP e do PL, também compareceram os presidentes do Republicanos, Marcos Pereira, do MDB, Baleia Rossi, e do Avante, Luís Tibé. Os prefeitos João Campos (PSB), do Recife, e João Henrique Caldas (PL), de Maceió também marcaram presença.

Com informações de O Globo.

Blog do Ralfe Reis - Conteúdo exclusivo e credibilidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *