19/05/2025
Economia

Campos está entre os 7 municípios que mais crescem no RJ na retomada da economia

Prefeitura de Campos

Números da economia do Estado do Rio de Janeiro mostram que Campos está entre os sete municípios com a melhor recuperação econômica no ranking das 92 cidades fluminenses. Figura em 1º lugar no Norte Fluminense com o maior crescimento percentual na arrecadação do Imposto Sobre Serviços (ISS) no primeiro semestre agora em 2022, pois atingiu o patamar de mais 24,89% se comparado ao mesmo período de 2021. Medidas mitigadoras da Prefeitura têm contribuído para abertura de novas empresas e negócios no ambiente dos MEIs com geração de empregos. Foram abertas no município 909 novas empresas no período.

A criação de mais de 900 empresas no período colocou Campos em 7º lugar no ranking do Estado do Rio de Janeiro. O prefeito Wladimir Garotinho destaca “a iniciativa da atual gestão do Governo Municipal de ouvir o setor produtivo para adotar medidas determinantes para enfrentar a crise provocada pela pandemia tem apresentado resultados positivos, a saber, a implementação de novos negócios, a criação de novas empresas e atividades do MEI (Microempreendedorismo Individual) que geram empregos e renda”.

O prefeito ressalta as medidas adotadas pelo poder público e a união de esforços para o sucesso na retomada da economia, como a implementação do Refis (Programa de Refinanciamento Fiscal), que proporciona que empresas inadimplentes possam colocar a situação fiscal em dia.

“A recuperação econômica de Campos passa pela sensibilidade, percepção e união de esforços do poder público municipal que cria um ambiente positivo para o empreendedor, com adoção de medidas para o desenvolvimento de negócios, e isso tem apresentado bons resultados. Começamos com o entendimento de que é preciso ouvir todos os atores com suas queixas e sugestões de forma a mitigar as dificuldades para podermos avançar. A partir daí, adotamos medidas para facilitar a vida da comunidade empresarial. Cuidamos de desburocratizar procedimentos; estabelecemos diversas parcerias, como a manutenção da Agência Jucerja no mesmo ambiente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, do Fundecam e da Subsecretaria de Qualificação e Emprego. Para dar celeridade aos procedimentos, colocamos esses órgãos no mesmo espaço, nos altos da Rodoviária Roberto Silveira, no Centro, dentre outras medidas que estão dando resultados”, enumera o Prefeito Wladimir Garotinho.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Felipe Knust, destaca que “desde o primeiro de governo, o prefeito Wladimir nos cobra para avançarmos cada vez mais para melhorar o ambiente de negócios. E avançamos bastante com a implementação de uma Programa de Desburocratização, em parceria com a Secretaria de Fazenda”, observa Felipe, que acrescenta:

“ Temos desenvolvido medidas com a participação do Fundecam (Fundo de Desenvolvimento de Campos) que, com recursos dos royalties, tem contribuído para fomentar o pequeno negócio que tem papel preponderante na geração de empregos e renda. Chamamos para perto as entidades do setor produtivo, como a Carjopa, CDL, Acic, Firjan, Jucerja, a comunidade acadêmica, as startups e os contadores das empresas. Identificamos os gargalos, iniciamos e avançamos com medidas determinantes. É com essa união de todos, defendida pelo prefeito Wladimir Garotinho que Campos tem avançado na retomada da economia”, concluiu Felipe Knust.

CAMPOS NA FRENTE DE MACAÉ E RIO DAS OSTRAS, APESAR DA PETROBRAS NESTAS CIDADES

Considerada a principal cidade do interior do Estado do Rio de Janeiro, em termos percentuais, Campos ficou à frente de Macaé (14,35%), Rio das Ostras (14,24%) e São João da Barra (14,20%). Nos últimos seis meses, no município, foram abertas 909 novas empresas, sendo 2.137 MEIs, o que deixou a cidade em 7º lugar entre as 92 cidades do Estado.

Segundo levantamento da Secretaria de Fazenda da Prefeitura de Campos, o crescimento na arrecadação do ISS está atrelado ao desempenho recorde de Campos no número de abertura de novas empresas e MEIs. Esse desempenho se deve à geração de ambiente favorável de negócios, recuperação da credibilidade institucional do município e as ações de suporte e fomento da economia no governo Wladimir Garotinho e Frederico Paes.

Secom*

Blog do Ralfe Reis - Conteúdo exclusivo e credibilidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *