Lula e Dilma participam de evento na Uerj com lideranças internacionais - Tribuna NF

Lula e Dilma participam de evento na Uerj com lideranças internacionais

O ex-presidente e pré-candidato à Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou nesta quarta-feira (30) de um evento que lotou a Concha Acústica Marielle Franco, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

Além da ex-presidente Dilma Rousseff, participaram do “Encontro Internacional Democracia e Liberdade” lideranças europeias e da América Latina, como a vice-presidente espanhola, Yolanda Diaz, o ex-presidente espanhol José Luis Zapatero, e também políticos colombianos e chilenos.

Lula subiu no palco da concha acústica por volta de 17h30. Mesmo sob forte calor, o público lotava a arquibancada do anfiteatro pelo menos desde às 16h.

O primeiro a discursar foi o reitor da Uerj, Ricardo Lodi, que anunciou a renúncia do cargo. Segundo Lodi, a saída se deve à participação dele no projeto de “recuperação do país”. No lugar dele, deve assumir a instituição de ensino superior o professor Mário Carneiro.

Depois, falaram os ex-presidentes Dilma e Lula

” Eu não posso falar de eleição, mas vou falar uma coisa: todos nós seres humanos precisamos de uma causa. A pessoa que não tem uma causa não está sendo útil ao planeta Terra. Temos que ter uma motivação pra levantar todo dia”, disse Lula.

Ele também analisou a questão do papel dos militares no Brasil atual e disse que eles têm que se afastar de conflitos políticos: “O papel dos militares não é ficar puxando o saco do Bolsonaro. (…) Tem que estar acima de brigas políticas”.

Lula também fez críticas ao presidente Jair Bolsonaro. “(O Bolsonaro) É tão frágil, tão boçal, que como ele não em partido político, não tem hino, programa, ele pegou a blusa da seleção, a bandeira da seleção, pegou pra ele. (…) Mas a blusa e a bandeira não são desse fascista”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *