Sem recursos federais, UENF inicia ‘vaquinha’ para analisar testes para Covid-19 em Campos
Depois de esperar meses por um Hospital de Campanha que não ficou pronto, a população de Campos dos Goytacazes e de todo o Norte Fluminense sofre com mais uma espera, que parece não acabar: a chegada dos kits de extração para que testes de Covid-19 sejam analisados
Sem os kits, o único laboratório da região que poderia fazer as análises não está funcionando há pelo menos um mês, e, agora, busca ajuda da população para retomar o serviço.
As análises eram feitas entre maio e agosto no Hospital Geral de Guarus, que conquistou a certificação do Lacen, no Rio de Janeiro, para que os exames fossem analisados na região, em parceria com a Universidade Estadual do Norte Fluminense.
Porém, desde o último mês, as atividades estão paralisadas pois o Governo Federal não enviou os kits necessários.
De acordo com a Prefeitura de Campos, 2.770 análises de exames de 10 municípios, foram realizadas no período, cinco vezes menos do que a capacidade máxima da unidade. No período, o HGG poderia ter analisado 12 mil testes, caso tivesse o número suficiente de kits.
Ainda sem previsão para a chegada dos kits e com um tempo de espera por resultados 750% maior, a Uenf iniciou uma “vaquinha” online para conseguir retomar os trabalhos no município.
“O Ministério da Saúde informou que estava comprando os kits e que enviaria, mas até hoje estes kits não chegaram. Com o tempo de espera pelos resultados diminuindo, a resposta do poder público à pandemia também será otimizada, e por isso iremos continuar trabalhando para levantarmos os recursos necessários”, disse o reitor da Uenf, Raul Palácio.
Quem quiser ajudar pode entrar em contato com o setor administrativo da Universidade pelo telefone (22) 2725-7834.
G1*
