Fora do páreo: Washington Reis anuncia que não será mais candidato a nada em 2026

O ex-deputado, ex-secretário e ex-prefeito de Caxias Washington Reis (MDB) desistiu da luta para ser candidato nas eleições de outubro. Na última quarta-feira (11), ele viu a decisão sobre a sua inelegibilidade ser mais uma vez adiada no Supremo Tribunal Federal (STF), quando o ministro Luiz Fux pediu vista e interrompeu o julgamento do recurso que apresentou contra uma condenação por crime ambiental.
“WReis não vai ser mais candidato nestas eleições. A briga está muito grande”, disse Washington, brincando.
Mas, engana-se quem pensa que o moço está fora do jogo — político.
No dia seguinte ao não julgamento, na quinta-feira (11), ele teve o mandato como presidente estadual do MDB revalidado pela direção nacional do partido. E disse que está disposto a mover o mundo — ou, pelo menos, o estado — por seus candidatos.
“Serei o maior cabo eleitoral do Rio de Janeiro”, anunciou o “modesto” cartola.
Potencial eleitoral de Washington Reis era levado em conta no xadrez dos partidos
Poderoso cacique da Baixada Fluminense, Washington Reis era sempre levado em conta quando os partidos da base do governador Cláudio Castro (PL) — e os de oposição também — traçavam seus planos para montar a chapa para a eleição de outubro.
Ele mesmo se lançou pré-candidato ao governo do estado, embora fosse mais cotado para a disputa ao Senado. Mesmo estando inelegível, e tendo poucas chances de reverter a condenação, mexia com tabuleiro — e os nervos dos adversários.
Foi numa dessas que o presidente da Assembleia Legislativa e pré-candidato ao governo do estado, Rodrigo Bacellar (União), ocupando interinamente o governo do estado, perdeu as estribeiras e decidiu exonerar Washington Reis do cargo de secretário estadual de Transportes.
Cláudio Castro, que estava viajando, não gostou, rompeu relações com Bacellar — e foi aí que todo o projeto montado pela base governista para a sucessão no governo desmoronou.
Fonte: Coluna da jornalista Berenice Seara, do Tempo Real.



