13/05/2025
Política

Desembargadora do TRE-RJ volta a cobrar informações à PF sobre investigação contra prefeita Carla Caputi

Blog do Ralfe Reis - Conteúdo exclusivo e credibilidade

A desembargadora Tathiana de Carvalho Costa, do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, determinou uma nova intimação à Polícia Federal nesta terça-feira (13), para que a instituição preste esclarecimentos sobre a investigação contra a prefeita de São João da Barra Carla Caputi. É a segunda decisão determinando providências.

No novo despacho, a relatora do caso indica que vai encaminhar o caso para os órgãos de controle da própria PF em caso de novo descumprimento.

Diante da reiterada inércia da Autoridade Policial nestes autos, que já foi inclusive objeto de reclamação na Ouvidoria do TRE-RJ, renove-se a intimação para que se esclareça, no prazo de 10 dias, o descumprimento do prazo concedido para conclusão das diligências, sob pena de encaminhamento de formal representação aos órgãos de controle da Polícia Federal.

Outrossim, informe-se a Procuradoria Regional Eleitoral.“, determinou a desembargadora.

Conforme revelado com exclusividade pelo Jornal Online Tribuna NF em novembro, o TRE-RJ instaurou inquérito criminal nº 0600356-69.2024.6.19.0000 para investigar a prefeita para apurar suposta prática dos crimes previstos nos artigos 299 e 300, ambos do Código Eleitoral. À época, o procedimento foi aberto pelo desembargador Fernando Cabral, pelo fato da prefeita possuir foro por prerrogativa de função, também chamado de foro privilegiado.

Segundo o MP Eleitoral, “noticiantes anônimos relataram que a atual Prefeita do Município de São João da Barra/RJ, Karla Chagas Maia, teria distribuindo benefícios pecuniários para remunerar e coagir eleitores a votarem em determinados candidatos de sua base aliada”.

Na decisão de abertura do inquérito, o então desembargador relator do caso deixou claro “que instauração de inquérito não retrata a formulação de juízo quanto à procedência ou improcedência dos indícios de autoria ou materialidade, constituindo-se como ato meramente formal, apto a viabilizar o trâmite regular das investigações.”

Em tempo: o espaço segue aberto caso a prefeita queira se pronunciar.

Confira a sequencia de links sobre o caso abaixo da imagem

 

Exclusivo: Desembargador do TRE-RJ instaura inquérito criminal contra prefeita de São João da Barra para apurar supostos crimes eleitorais

Desembargadora do TRE-RJ cobra informações à PF sobre investigação contra a prefeita de São João da Barra Carla Caputi

Comente