Universitários da UFF de Campos protestam contra corte de verbas pelo MEC

Universitários do campus da Universidade Federal Fluminense (UFF) de Campos fizeram um protesto na noite desta quarta-feira (8) contra o corte de cerca de 30% das verbas destinadas às universidades e institutos federais pelo Ministério da Educação (MEC).

Em manifestação pacífica, os jovens caminharam da Avenida 28 de Março em direção ao Centro da cidade.

Além dos cortes anunciados pelo MEC no dia 30 de abril, os estudantes da UFF de Campos vivem o agravante da possível retirada dos contêineres onde funcionam laboratórios da unidade.

Nota UFF

Em uma nota oficial emitida pela UFF, ela diz que ainda não foi comunicada oficialmente da decisão do Ministério da Educação do dia 30 de abril, mas afirmou que foi constatado o bloqueio de 30% dos recursos disponíveis para manutenção das atividades, como bolsas e auxílios a estudantes, energia, água, luz, obras de manutenção, pagamento de serviços terceirizados de limpeza, segurança, entre outros.

“Se confirmada, esta medida produzirá consequências graves para o pleno funcionamento da Universidade”, diz a nota.

A UFF diz ainda que fará todo o esforço institucional que estiver ao alcance para demonstrar ao Ministério da Educação a necessidade de reversão dos cortes anunciados.

Na terça-feira (7) o ministro da Educação, Abraham Weintraub, disse durante audiência na Comissão de Educação no Senado que não haverá corte no orçamento das universidades e instituições de ensino federais, mas sim um contingenciamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: