Teste rápido oral de HIV está disponível em duas UBS

A equipe de dentistas do programa Estratégia Saúde da Família (ESF) iniciou nos consultórios odontológicos de duas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) a realização dos testes rápidos de fluido oral de HIV. Há dois anos, o Ministério da Saúde disponibiliza este tipo de teste e em Campos, nesse período, o serviço era feito apenas na sede do Programa DST Aids.

A ação é inovadora no município e a ideia de levar o exame aos consultórios foi da dentista Renata Barra, que, assim como os demais profissionais, recebeu treinamento para a realização do teste rápido oral. Neste momento, além da sede do programa também oferecem o serviço as UBSF do Parque Aurora e do Parque Prazeres. Já o teste comum é oferecido em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS).

— Na consulta odontológica, o dentista vai oferecer o teste rápido de HIV pela saliva ao paciente, que tem o direito de aceitar ou não fazer o exame. Essa oferta é um grande ganho para a saúde bucal do paciente e também do programa Estratégia Saúde da Família do município — destacou Renata.

O exame detecta anticorpos para o HIV1 e HIV2 e resultado sai em aproximadamente 30 minutos. Para a realização do teste, um coletor é inserido pelo dentista acima dos dentes do paciente e passado na arcada superior e inferior. Em seguida o mesmo coletor é colocado em um suporte para que o profissional faça a leitura do resultado.

O teste rápido de fluido oral de HIV também é realizado no programa DST Aids e Hepatites Virais, situado na rua Conselheiro Otaviano, 241, Centro, como explica a coordenadora do programa, Paula Alvarenga.

— Desde que recebemos os testes foram realizados treinamentos com os profissionais de saúde para a sua utilização de forma correta. É um teste rápido, confiável e seguro, além de não ser invasivo, não causa dor e oferece maior conforto ao paciente. O programa atende ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h — concluiu a coordenadora do DST Aids e Hepatites Virais.

Fonte: PMCG

De sua opinião