SMS discute medidas para acabar com as filas nas unidades de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde realizou uma reunião nesta sexta-feira (7) para continuidade dos trabalhos visando à redução das filas no sistema. O secretário Abdu Neme esteve, em seu gabinete, com o subsecretário geral, Sávio Saboia; a subsecretária de Atenção Básica, Cíntia Ferrini e assessores, para tratar de medidas a serem implementadas, para evitar as filas.

Segundo a subsecretária, a Secretaria Municipal de Saúde vai se reunir, a partir da próxima semana, com representantes da rede contratualizada, para organizar um novo fluxo com descentralização dos agendamentos para as Unidades Básicas de Saúde (UBS). Outras medidas de médio prazo serão efetivadas pela administração municipal, por determinação do prefeito Rafael Diniz e do secretário.

As medidas vão incluir a implantação de um sistema de regulação eletrônica, em que todo o agendamento será efetivado a partir de uma solicitação online em qualquer estabelecimento de saúde da rede SUS. A confirmação será enviada ao usuário através de mensagem via celular ou retirada na unidade de saúde mais próxima da residência do usuário.

— As filas geram muitos transtornos e a nossa proposta é acabar com elas, dando mais um passo em direção à humanização em todo o sistema. Por isso, não estamos medindo esforços para resolver essa questão o mais rapidamente possível — completa o secretário Abdu Neme.

Ascom*

De sua opinião