Rio ganha sua primeira Oktoberfest com 150 rótulos de cerveja, comida alemã e samba

Demorou. Mas enfim, chega ao Rio a festa tradicional alemã que mais tem a cara do carioca. Entre os dias 19 e 21 de outubro, estreia na Marina da Glória, na Zona Sul da cidade, a 1ª Oktoberfest Rio. Além do festival com mais de 150 rótulos de cerveja e comida típica germânica, muito samba e diversão para toda a família.

A festa – promovida pela PEC Produções no Rio – traz todos os ingredientes da mais conhecida Oktoberfest do país: a de Blumenau, em Santa Catarina. Haverá uma tenda da cerveja com decoração especial, a Biertent, com palco para shows, mesas comunitárias, restaurante à la carte, camarote, bar de cerveja e de shots.

E foi graças a outra paixão nacional, o futebol, que a ideia de trazer o festival alemão para o Rio ganhou força. O produtor Peck Mecenas conta que depois do sucesso da Arena Nº1, durante a Copa do Mundo, na Praça Mauá, na Zona Portuária, foi procurado pela Ambev para fazer a primeira Oktoberfest carioca.

“O mercado cervejeiro está crescendo muito e o Rio, uma cidade costeira, de sol, de praia, samba, não precisava de uma festa que celebrasse tudo isso. Aí, surgiu a deia de fazer uma Oktoberfest. Entrei em contato com a Câmara de Comércio Alemã e o Consulado da Alemanha que imediatamente toparam apoiar o projeto”, contou Mecenas.

Xande de Pilares é uma das atrações do Palco Brasil na 1ª Oktoberfest Rio, na Marina da Glória — Foto: Guto Costa/Divulgação

Xande de Pilares é uma das atrações do Palco Brasil na 1ª Oktoberfest Rio, na Marina da Glória — Foto: Guto Costa/Divulgação

A festa é alemã, com certeza. Mas num cenário como a Marina da Glória, às margens da Baía de Guanabara e diante do Pão-de-Açúcar, não tinha como não acrescentar um temperinho carioca: o samba.

“Quer coisa melhor que Rio, samba e cerveja? Estamos numa cidade maravilhosa, solar, quente, que combina muito com cerveja. Tinha de deixar o evento com a cara da cidade”, disse Mecenas que elencou uma verdadeira constelação de sambistas para animar a festa.

Ou seja, além do pavilhão alemão, o Biertent, haverá uma área ao ar livre, o Biergarten, onde estará o Palco Brasil. Se dentro do pavilhão serão ouvidas bandas alemãs vindas de Petrópolis, na Região Serrana, com danças e músicas folclóricas, do lado de fora, no Palco Brasil, grandes nomes do samba, como Diogo Nogueira, Beth Carvalho e Elza Soares, Mart’nália e Xande de Pilares são presença garantida.

Atrações musicais

Dia 19 (sexta-feira) – Palco Brasil

  • Maria Rita
  • Xande de Pilares
  • Diogo Nogueira
  • Moacyr Luz e Samba do Trabalhador
  • DJ Marcelinho da Lua
  • DJ Nicole Nandes

Dia 20 (sábado) – Palco Brasil

  • Elza Soares
  • Revelação
  • Thiago Martins
  • Rogê
  • DJ Marcelinho da Lua
  • DJ Nicole Nandes

Dia 21 (domingo) – Palco Brasil

  • Mart’nália
  • Beth Carvalho
  • Iza
  • Mariana Aydar
  • DJ Marcelinho da Lua
  • DJ Nicole Nandes
Elza Soares vai se apresentar no Palco Brasil, no dia 20 de outubro, na 1ª Oktoberfest Rio — Foto: Ingrid Anne/Manauscult

Elza Soares vai se apresentar no Palco Brasil, no dia 20 de outubro, na 1ª Oktoberfest Rio — Foto: Ingrid Anne/Manauscult

A ideia, segundo o produtor Peck Mecenas, é promover a integração da festa alemã com o gingado carioca. Nas áreas ao ar livre, serão montados lounges, mesas comunitárias barraquinhas de comidas típicas, como kassler (carne de porco defumada), eisbein (joelho de porco), kroketten (croquete) e weisswurst (salsichão branco), entre outras iguarias da cozinha alemã. Sem falar dos estandes de experiências, atrações e souvernirs.

“O objetivo é fazer uma festa para a família. Por isso, também haverá um Espaço Kids, com recreadores, onde os pais podem deixar as crianças brincando enquanto apreciam os mais de 150 rótulos de cervejas tradicionais e artesanais”, explicou Mecenas.

O espaço é grande, as atrações são muitas e não vai faltar tempo para curtir a festa. Como se trata de uma festa familiar, ela começa cedo e só acaba com o raiar do dia. Na sexta-feira (19) e no sábado a festa começa à tarde e só termina às 5h. No domingo (21), termina mais cedo, às 23h.

Os ingressos – R$ 100 (inteira) e R$ 200 (camarote exclusivo do Palco Brasil) – já estão à venda no site Ingressocerto. Quem for completamente caracterizado com o traje típico alemão entra de graça.

“Nossa expectativa de público é de 15 mil pessoas, sendo cinco mil visitantes por dia de evento. Queremos superar a Oktoberfest mais conhecida do Brasil, que é a de Blumenau, e entrar para o calendário turístico do Rio”, disse Mecenas.

Horários e locais da 1ª Oktoberfest Rio

  • Dia 19 (sexta-feira): das 17h às 05h
  • Dia 20 (sábado): das 13h às 05h
  • Dia 21 (domingo): das 13h às 23h

A Marina da Glória fica na Avenida Infante Dom Henrique s/n, na Glória, na Zona Sul do Rio. A classificação é livre. Menores de 16 anos devem estar acompanhados de pais ou responsáveis legais. Menores de 18 anos terão identificação e não poderão consumir bebida alcoólica.

Diogo Nogueira se apresenta no primeiro dia da 1ª Oktoberfest Rio, na Marina da Glória.  — Foto: Marcos Hermes/Divulgação

Diogo Nogueira se apresenta no primeiro dia da 1ª Oktoberfest Rio, na Marina da Glória. — Foto: Marcos Hermes/Divulgação

Fonte:G1

De sua opinião