Ouriço-cacheiro resgatado em Gargaú

Um filhote de ouriço-cacheiro (Coendou prehensilis) foi resgatado em Gargaú, São Francisco de Itabapoana (SFI), por agentes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil (Sema). A ação aconteceu na tarde desta quinta-feira (25).

Segundo uma moradora, que acionou a Sema através do telefone 9.8161-6713 do Canal Verde, o animal caiu de uma árvore, na Rua Josefino de Menezes.

Os agentes levaram o ouriço-cacheiro para avaliação do biólogo da Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba (EEEG). Após a análise, o profissional recomendou que o animal, considerado muito novo para a soltura, ficasse sob os cuidados da equipe da EEEG, até que tenha condições de ser reintroduzido na natureza.

Histórico – O ouriço-cacheiro pesa de dois a cinco quilos e tem entre 30 e 60 centímetros de comprimento. Vive em florestas tropicais e subtropicais, se alimentando de sementes, frutos e raízes. Tem atividades mais intensas à noite e durante o dia geralmente descansa nas copas das árvores. Os espinhos que revestem o corpo servem de defesa contra os predadores.

Ascom SFI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: