‘Não Perturbe’: Saiba como se livrar das incômodas ligações de telemarketing

Rio – Os clientes de empresas de telefonia celular e de TV a cabo vão poder se livrar das incômodas ligações de telemarketing a partir do próximo dia 16. As prestadoras de serviço têm até essa data para implementar a lista do “Não Perturbe”. A partir desse prazo, os consumidores terão como se cadastrar para não receber mais ofertas via ligação de telefones fixo e móvel.

A determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vale para clientes das empresas Claro/Net, Algar, Nextel, Oi, Sky, Sercomtel, Tim e Vivo. A partir do próximo dia 16, o cliente vai incluir o seu número de telefone em um site único das operadoras, na aba “Cadastro Nacional Setorial de Não Perturbe”.

Lá, fará escolha da empresa ou o tipo de serviço (telefonia fixa, celular, internet e TV por assinatura) que não deseja ser incomodado com a ligação de telemarketing. Bastará criar conta no site, inserindo nome completo, CPF e e-mail para criar login e senha de acesso.

O Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTeleBrasil), que representa as companhias, informou que a iniciativa da lista surgiu do diálogo entre as prestadoras e a Anatel “com o objetivo de criar proposta mais ampla de autorregulação de telemarketing para o setor de telecomunicações”.

A Anatel afirmou que acompanha o processo de criação da listagem e estabeleceu que a divulgação do canal seja feita “de forma abrangente, clara e fácil”. A determinação não inclui chamadas de empresas de outros setores.

Entre janeiro de 2016 e maio de 2019, foram registradas mais de 83 mil reclamações de chamadas inconvenientes de telemarketing.

O Dia*

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