Defesa Civil em alerta para mais um fim de semana chuvoso

A coordenadoria de Defesa Civil Municipal (DCM) trabalha com a expectativa de mais um final de semana chuvoso, com previsão em torno de 18mm para sexta-feira (1º) e 20mm para domingo (3) na região de Campos, segundo os principais institutos de meteorologia. No último final de semana foram 3,3mm na sexta-feira (26) e 15.6mm no sábado (27), mas sem a ocorrência de transtornos em nenhum ponto do município, considerando as áreas urbana e rural.

— Esperamos que a chuva do próximo final de semana ocorra bem distribuída em várias horas, como aconteceu no último, para que seja escoada pelo sistema de galerias pluviais e canais urbanos sem transtornos. De qualquer forma estaremos, como sempre, com nossas equipes de prontidão para qualquer emergência — afirma o coordenador da DCM, major Edison Pessanha.

Segundo o coordenador, o início chuvoso de primavera já faz com que o acumulado neste ano seja superior ao de todo o ano passado e também de 2016. “Desde o início do ano já temos 842,9mm de chuva no município e certamente iremos superar os 1.000mm. Em todo o ano passado foram 774,7mm. E em 2016, 777,2mm”, acrescenta.

Ainda de acordo com Edison Pessanha, além das chuvas bem distribuídas no último final de semana, também colaboram para a não ocorrência de alagamentos os trabalhos realizados na limpeza de galerias e canais urbanos, além da recuperação dos sistemas de “cisternões” da cidade. “Mas a população também pode colaborar, não jogando lixo em vias públicas e nem materiais inservíveis, como móveis velhos ou colchões e outros objetos nos canais”, orienta o coordenador.

Fonte: secom

De sua opinião