Cirurgias eletivas são suspensas por baixo estoque de sangue no HFM

As cirurgias eletivas desta quinta-feira (31) do Hospital Ferreira Machado, em Campos dos Goytacazes (RJ), foram suspensas pelo baixo estoque de sangue do Hemocentro Regional. Atualmente, a unidade necessita da doação de todos os tipos sanguíneos, principalmente os de fator Rh negativo. Apenas os casos de emergência estão sendo atendidos.

O banco de sangue funciona normalmente neste feriado de Corpus Christi, das 7h às 18h. Com o feriadão, a preocupação aumenta devido à possibilidade de ocorrer mais acidentes por conta do fluxo intenso de veículos nas estradas. Com isso, o Hemocentro mais uma vez apela para a sensibilidade da população.

“A gente entende que as pessoas estão tendo algumas dificuldades para se locomoverem diante da paralisação nacional dos caminhoneiros, que ocasionou na falta de combustível nos postos, mas a gente pede para que as pessoas façam um esforço para virem doar o sangue para que vidas possam ser salvas”, destacou a assistente social do Hemocentro, Cristiane Barros.

Para manter um estoque equilibrado, o banco de sangue precisa de 70 doações por dia. Para doar sangue é preciso apresentar documento de identidade com foto, ter boas condições de saúde, peso superior a 50 kg, idade entre 16 e 69 anos, não estar em jejum e não ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas três horas.

Menores de 18 anos devem comparecer com o responsável legal. Vale lembrar que o intervalo entre uma doação e outra é de 60 dias para homens e 90 dias para mulheres.

O Hemocentro funciona todos os dias, inclusive finais de semana e feriados, das 7h às 18h, no Hospital Ferreira Machado (HFM), que fica situado na Rua Rocha Leão, n° 2, no bairro Caju.

De sua opinião