Campos dos Goytacazes entre as cidades mais violentas do mundo

Por Marcos Pedlowski

O mapa abaixo lista as cidades mais violentas do mundo e o quadro ali mostrado é trágico para os brasileiros já que das 50 listadas, 17 estão no Brasil.

mapa violência

Mais estarrecedor é o fato de que Campos dos Goytacazes apareça neste ranking como a 45a. cidade mais violenta do mundo. É que, ao contrário da maioria das cidades listadas no mapa, nossa cidade não se trata de uma capital ou unidade de um grande região metropolitana.

E o pior é que essa violência toda não mereça nenhuma estratégia mais clara de combate, em que pese o fato de sermos também um dos municípios com maior orçamento no Brasil e, quiçá, na América Latina.

Um dos fatores que podem explicar essa inércia frente a um processo de grave e persistente violência é que a maioria dessa violência continua restrita aos bolsões de pobreza que existem nas regiões periféricas da cidade.

Esta situação que mistura violência segregada e indiferença estatal frente ao problema foi agravada pelo ataque inclemente que foi realizado pelo jovem prefeito Rafael Diniz (PPS) contra as políticas sociais herdadas de governos anteriores. Isto em meio a uma grave crise econômica e social que atinge o Brasil.

Enquanto isso, o jovem prefeito e seus menudos neoliberais continuam tocando a cidade de Campos dos Goytacazes com sua plácida indiferença aos mais pobres e aos crescentes índices de violência que nos assolam todos os dias.

*Marcos Pedlowski é Professor Associado da Universidade Estadual do Norte Fluminense em Campos dos Goytacazes, RJ. Bacharel e Mestre em Geografia pela UFRJ e PhD em “Environmental Design and Planning” pela Virginia Tech.

De sua opinião