Em carta aberta, Auxiliadora Freitas informa que não será candidata à Alerj - Blog do Ralfe Reis

Em carta aberta, Auxiliadora Freitas informa que não será candidata à Alerj

Publicidade Dengue Prefeitura de Campos

A ex-vereadora Auxiliadora Freitas (PHS) divulgou, nesta quarta-feira (6), uma carta aberta informando que não será candidata à deputada estadual.

“Nasci e cresci na companhia de mãe e pai trabalhadores, pessoas que se dedicavam a  cuidar umas das outras, ganhando o pão de cada dia e sonhando sempre com um mundo melhor.

Pai, servidor público, homem de muitos valores e espírito crítico, sempre disposto a refletir sobre a sociedade, a política… Mãe, dona de casa, ativa, empoderada, preocupada com o bem-estar de todos, articulada, nunca acomodada. Desta mistura, nasce eu, uma sonhadora,  que desde bem pequenina, sonhava ser PROFESSORA. Não preciso dizer que tive todo o incentivo para que realizasse meu desejo.

Uma vez professora, descobri as desigualdades, as impossibilidades, o descaso, a luta, as dificuldades diárias de fazer educação. Assim, descubro-me, um dia, envolvida com as causas públicas da educação. Da sala de aula para as plataformas de combate. Era assim que eu via minha missão na Educação Estadual e posteriormente, na municipal. Fui Agente de Administração Escolar da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro, em Campos dos Goytacazes, nos anos 90 e tempos depois, Secretária de Educação de Campos, de 1997 a 2003 momento de muitas conquistas para o desenvolvimento de e uma educação pública exitosa e por isso recebemos 8 prêmios pelo destaque das políticas públicas implementadas, inclusive um deles internacional e no ano de 2009.

Aquela menina professora, que no interior, ensinava leitura e escrita aos pequenos e pequenas do campo, desejando apresentar-lhes o mundo inteiro, num segundo, agora podia concretizar seus sonhos mais urgentes. Lutar por mais escolas, professores mais bem formados e valorizados, programas e projetos emancipadores… Foi o que fiz, dentro do tempo que tive para trabalhar. Realizei com a cabeça nas estrelas e os pés no chão. Angústias e êxtases fizeram parte da caminhada que como exercício político, acenou para a minha candidatura à vereadora do meu município.

Minha crença na educação sempre esteve atrelada à paixão pela cultura. Assim, assumi em 2010, à Presidência da Fundação Municipal Trianon, que já não existe mais.

Fiz meu papel de educadora, investindo no espetáculo que ensina, que ilumina, que transforma. De lá, parti para a caravana que me elegeria vereadora, representante da cultura e da educação, em minha cidade.

Ao fim do meu mandato, tive a oportunidade de prestar contas à população de tudo que fizemos em nossa empreitada. O olhar atento da equipe que me acompanhava e a minha vontade férrea de acertar, de contribuir, revelaram um trabalho do qual me orgulho muito, mesmo que uns poucos, incomodados e interessados em palanques para futuras eleições, descompromissados com o povo, omissos em lutas necessárias, tenham tentado destruir todas realizações sérias e projetos aprovados por mim.

Hoje, vejo-me, depois de tudo que lhes narrei, triste e decepcionada. Posso dizer que estou mesmo é escandalizada com tudo que vem acontecendo no cenário político brasileiro. A verdade e a mentira estão servidas no mesmo prato e se misturam, escorrendo pelas bordas, manchando reputações. Há uma desilusão a nossa volta que anuncia um futuro muito difícil para os sonhadores e honestos.

Convidada para ocupar uma vaga do meu partido para deputada estadual , com vistas à eleição próxima, sinto-me na obrigação de dizer não ao convite depois de muito pensar e refletir sobre as práticas eleitorais nas campanhas promovidas por muitos. Como poderia acreditar em voto consciente, se percebo que as pessoas, em grande parte, continuam entendendo a dinâmica da vida, como um projeto egoísta de se dar bem e que se danem os outros?

Sinto que a minha caminhada seria tão solitária que daria dó. Eu, que nunca estive envolvida em questões onde a desonestidade fez morada. Eu, que recolhi a minha dor, muitas vezes, para cuidar da dor dos outros.

Sei que essas missões, nas quais estive presente, acabam por nos presentear com inimizades que não pensávamos construir, mas faz parte da batalha. Nem todos percebem o tamanho da suas crenças, o quanto que você precisa deixar interesses individuais, de lado, para ver progredir os grandes projetos coletivos. Não há como agradar a todos, principalmente àqueles que vieram para se servir e não para servir ao outro.

Não serei candidata à Deputada Estadual, porque meu coração me diz que pouca coisa mudará. A visão do eleitor ainda se encontra embaçada e pouco se percebe o quanto é importante escolher políticos verdadeiros para empunhar as canetas das decisões. O mau político destrói a humanidade, já que golpeia a esperança, esmaga os sonhos, dos mais desprotegidos.

Quero desculpar-me com os companheiros fiéis de todas as horas, aqueles que empunharam as minhas bandeiras, juntaram as suas, às minhas, e juraram defender suas crenças, caminhando comigo. Sinto muito! Sinto não acreditar, nesse momento, na possibilidade de transformar essa realidade tão temida por todos e todas. Sinto ser uma educadora temente e crente em um Deus poderoso, que não dorme, que não sorri, que deseja filhos melhores para povoar esse mundo.

Tempos difíceis, estes, para os que conservam a alma inquieta e a vontade de edificar, com amor e humanidade!
Uma candidatura só valeria à pena se fosse assumida e promovida por todos os cidadãos e cidadãs que tivessem a mesma causa e o mesmo ideal. Aí sim seríamos livres para juntos promovemos as lutas pela educação que liberta , pela política decente e do bem comum. Mas sinto esses agentes também sem entusiasmo.
Vale dizer que meu entusiasmo de cidadania está aceso.
Vou continuar acedendo lampiões. Mas na política, talvez em outro momento.
Com carinho, atenção e agradecimento.

Professora Auxiliadora Freitas”

Alerj

19 thoughts on “Em carta aberta, Auxiliadora Freitas informa que não será candidata à Alerj

  • 06/06/2018 em 21:44
    Permalink

    Sinto muito professora. Ia votar em você . Mas entendo sua decisão. Pena que vamos ficando sem.pessoas empoeiradas de ideal é decência na política . Desculpas, mas vou lhe fazer um.apelo repense. O Rio precisa de gente como você : – competente e digna

    Resposta
  • 06/06/2018 em 21:47
    Permalink

    Estou muito triste . Professora você seria em quem votaria . Vou anular meu voto, aliás nem sei se sairei de cassa mais para votar . Parabéns pela sua coerência , mas vamos perder com isso .

    Resposta
  • 07/06/2018 em 00:54
    Permalink

    Estou muito triste com isso , mas feliz com sua coragem, ética e coerência . E assim vamos ficando sem opção

    Resposta
  • 07/06/2018 em 07:04
    Permalink

    Auxiliadora é uma pessoa a quem admiro e amo. Trabalhei sob a gestão dela na Educação Municipal e sei bem o seu caráter. Honestidade e determinação para realizar seu sonho de uma educação de qualidade.
    Infelizmente o país vive um momento de política suja e o povo continua assistindo aos telejornais da Globo sem crítica… Infelizmente.
    Admiro-a pelo seu “não” neste momento. Vejo equilíbrio e sensatez. Mas sei que ela continuará em luta…

    Resposta
  • 07/06/2018 em 12:45
    Permalink

    Dessa história linda com relatos concretos dignos de ser lê pois foi exatamente esses sonhos natos que nasceram e cresceram junto da sua caminhada foi projetado por Deus porque ELE tem seus escolhidos na terra para com seus irmãos caminhar no lado do bem para fortalecer a humanidade. E você foi uma delas. É com muita Emoção que li este relato de uma pessoa do bem que nasceu com o objetivo do bem comum sem olhar a quem e os passos estreitos da magistratura sei lá a quem podemos atribuir nossos finais dos tempos mas senti o tamanho de sua emoção ao ter que se explicar seu encanto e desencanto dentro de um grande órgão chamado Política que Onde poderia caminhar para um Brasil melhor mas o desencanto acompanhado de falsos profetas e corta a energia pelo caminho até que se chegue a um consenso democrático, honesto, íntegro para uma nova retomada. SÃO EMOCIONANTE TODAS SUAS PALAVRAS RELACIONADOS AOS SEUS SONHOS, DESEJOS DARIAM PARA FAZER UM LIVRO POIS SUA HISTÓRIA DEVERÁ FICAR MARCANTE PARA COMPOS AS QUAIS SERVIRÃO DE REFLEXÃO DE UM BELO PROJETO PARA DEFENDER UMA BOA CAUSA E UMA NOVA GERAÇÃO COM GARRA E DETERMINAÇÃO DE EXEMPLO VIVIDOS POR GERAÇÃO QUE POIS MUITOS DE SEUS SONHOS EM AÇAO PORÉM NÃO VALORIZADO. VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR O BEM COMUM PARA UM FUTURO MELHOR PORQUE ESTES EXEMPLOS ONDE PREDOMINA A GANÂNCIA E O EGOÍSMO QUE AÍ ESTÁ NÃO SÃO PROJETOS DE DEUS.!!!

    Resposta
  • 07/06/2018 em 13:37
    Permalink

    Professora fui sua aluna. Sei da sua essência e competência . Te admiro muito. Sua coragem é mais uma aula para mim. Senti muito quando não se reelegeu . A educação ficou órfã de representação correta. Fiz gestão com você e sabemos que nem sempre se pode fazer 100% . Mas aprendi que temos que dar o melhor de nós em determinação, conhecimento , criatividade e honestidade . Você é digna . A política te merece, mas não sei se você merece está politicagem que estamos vendo. Terá meu apoio sempre . Pessoas como você são jóias raras. Sem opção de voto fiquei. Um grande beijo.

    Resposta
  • 07/06/2018 em 20:48
    Permalink

    Sinto muito. Mas fez bem Auxiliadora . O jeito que as coisas estão não acredito que a distribuição de cestas básicas a corrupção e etc vão parar nesta eleição e você não iria zer valorizados.

    Resposta
  • 08/06/2018 em 05:44
    Permalink

    Fiquei triste pois você minha amiga era única certeza de voto que eu tinha,uma pessoa em quem confio com caráter sem igual,e agora mesmo você não disputando as eleições quero que me oriente a quem devo dar meu voto.Deus sabe o que faz mais espero que que no futuro possa ter o prazer de ir lá nas urnas e dizer vim votar na minha amiga Professora Auxiliadora Freitas.

    Resposta
  • 08/06/2018 em 10:40
    Permalink

    Compreendo você Auxiliadora Freitas . Sinto porque você é uma vocacionada para a política e essa precisa de gente do bem. E você é . Não desista da luta. Concordo que ainda o eleitor em sua maioria não está preparado . Mas acho que você professora ganharia. Deus te abençoe. Uma pena . Mas dá tempo . Coloque seus joelhos no chão e orei.

    Resposta
  • 08/06/2018 em 13:53
    Permalink

    lindo e sofrido texto pois sabemos da sua vontade de mudar de fazer o bem mas querida o sofrimento com os os do contra seriam ruim pra vc eles estao massacrando o povo e o povo ainda se vende e dificil demais o respeito acabou o livre arbitrio tambem nao sabemos aonde vai parar mas pedimos a Deus que nos ajude .VOU REPETIR VOCE E BOA DEMAIS PARA SER POLITICA .Aproveita sua Gatinha vovo e aproveita a vida de uma maneira menos sofrida .

    Resposta
  • 08/06/2018 em 23:24
    Permalink

    Quero agradecer o carinho de todos vocês.
    Revigorante as mensagens enviadas 😘😘

    Resposta
  • 10/06/2018 em 00:33
    Permalink

    É uma decisão consciente diante de grupos que, acintosamente, apresentam atitudes contrárias àquelas pessoas que se utilizam de cargos políticos, visando o bem estar social, trabalhando sempre a serviço da coletividade. É uma pena que pessoas como você se sintam desanimadas e desmotivadas para enfrentarem uma luta com adversários que usam de meios sórdidos para levarem vantagens em seus projetos pessoais. Nós que conhecemos seu trabalho e suas lutas compreendemos sua decisão. Quem sabe um dia esse cenário se modifique e você volte a fazer parte de um seleto grupo político com objetivos voltados para o desenvolvimento social.

    Resposta
  • 11/06/2018 em 11:25
    Permalink

    Estou chateado com sua desistência . A política não pode ficar com os aproveitadores . Repensa.

    Resposta
  • 13/06/2018 em 14:24
    Permalink

    Auxiliadora tivemos a oportunidade de trabalharmos juntas no estado no C. E Visconde do Rio Branco. Sempre te admirei e ficava encantada com sua alegria e fé na educação. Você foi uma colega que sofreu a pior dor , perdeu seu filho querido . Superamos juntas com você aquele momento. Sei da perda que a política estadual vai perder com sua desistência . Seria uma guerreira deputada honesta e dedicada .
    Mas acho que vc está certa. A política está uma vergonha . Um.beijo querida e conte comigo. Realmente o povo tem dificuldades em votar. Vejo a Câmara de Campos e você fora é de impressionar .

    Resposta
  • 13/06/2018 em 17:51
    Permalink

    Belo o seu texto. Digna sua atitude de escrever esta carta. Mas não posso fingir que estou satisfeito. Queria ver essa professora guerreira na ALERJ. Que é incorruptível . Mulher corajosa É competente capaz de dizer um não rotundo a essa corja de políticos que estão no poder . Pena que a senhora não está na Câmara . Eu e minha família votamos na senhora. Ficamos perplexos quando abriram as urnas e seus votos sumiram. No meu distrito contados e de certeza seriam 27 votos e só apareceram 13 . Não confio nessas urnas eletrônicas . Vem candidata professora

    Silvia Costa e família

    Resposta
  • 21/06/2018 em 00:36
    Permalink

    Por favor professora venha candidata . Vou para rua pedir voto para você com prazer. Não faz isso. Venha.

    Resposta
  • 21/06/2018 em 00:38
    Permalink

    Por favor não faz isso. Venha professora . Vou para rua pedir votos para você . Merece .

    Resposta
  • 30/06/2018 em 12:53
    Permalink

    Li sua carta agora. Emocionada . Alegria e tristeza me movem nessa leitura. Alegria por não me decepcionar com seu caráter e tristeza por não termos você candidata. Pensa mais um pouco.

    Resposta

Comente