Anvisa aprova genérico para tratamento do câncer de mama

Brasília – A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o primeiro medicamento genérico com a substância everolimo. O remédio é indicado para o tratamento de diversos tipos de câncer, incluindo câncer de mama em estágio avançado, tumores neuroendócrinos e câncer de rim.

Por meio de nota, a Anvisa reforçou que, por se tratar de um medicamento genérico, o produto deve chegar ao mercado com um preço pelo menos 35% menor que o preço máximo do medicamento de referência.

Pesquisa da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgada este mês mostra que 86% dos medicamentos genéricos no mercado atendem às exigências de qualidade. O resultado traz para os usuários a tranquilidade na hora de comprar e também aproveitar a diferença de preços em relação aos remédios de marca que passa de 90%, segundo levantamento feito pelo DIA em alguns estabelecimentos no Centro do Rio.

Mas a agência reguladora orienta ter cuidado na hora de comprar os remédios, como somente adquiri-los em farmácias autorizadas e também observar a faixa de tinta reativa na embalagem do produto. Ao comprar o remédio, recomenda-se fazer a “raspadinha”, friccionando uma moeda de metal sobre a faixa. O que atesta a eficácia é quando a tinta continua intacta, sem descascar. Além disso, deve-se procurar por estabelecimentos farmacêuticos autorizados com receita médica, quando necessário.

*Com informações da Agência Brasil

De sua opinião